São Paulo, quinta-feira, 5 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidatos resolvem 60 questões por dia

AUGUSTO PINHEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

O vestibular da Universidade Mackenzie acontece de 10 a 13 de dezembro, com horários e dias diferentes por área escolhida (veja quadro abaixo).
Este ano as provas têm menos questões. São 60 por dia. Até o ano passado eram 75. Porém a duração da prova permanece a mesma, três horas e meia.
"O número de questões foi diminuído para que o candidato tenha mais tempo para cada uma e evite a escolha aleatória", afirma Wlaudimir Carbone, membro da comissão do vestibular.
As provas que têm mais questões são as de matemática e de português, com 20 cada.
Wlaudimir lembra ainda que as questões, de múltipla escolha, não precisam ser justificadas. "Essa mudança é recente, ocorreu no ano passado." Para a redação, há um tema único.
Como o concurso é classificatório, e não eliminatório, o vestibulando deve ter maior preocupação com as matérias que pesam mais para a sua área. "Caso haja empate entre candidatos, o desempate segue a ordem de peso por área", diz Wlaudimir.
Segundo ele, as provas não exigem memorização, mas raciocínio e associação de idéias. "Não é preciso, em matemática, saber as fórmulas de trigonometria de cor", diz.
Algumas questões podem misturar assuntos. "Em português, por exemplo, podemos juntar em uma só questão gramática e literatura."
Direito é o mais concorrido O curso mais concorrido é direito matutino, com relação candidato/vaga de 29,7. Depois vem direito noturno, com 27,4 candidatos disputando cada vaga.
Em terceiro, está administração noturno, com 19,1. No total, são 30.108 candidatos inscritos.
Há um curso novo, ciência da computação. "Foi bem procurado. A relação candidato/vaga é de 10,9", diz Wlaudimir.
A comissão do vestibular recomenda que o candidato deixe o carro em casa, pois é muito difícil estacionar nas redondezas. Há uma estação de metrô próxima à universidade -Santa Cecília (cerca de dez minutos a pé).
Linhas de ônibus
Para quem prefere pegar ônibus, existem duas linhas que passam na rua Itambé (408A-Machado de Assis e 805A-Circular). O candidato também pode pegar aqueles que passam na interseção da rua Maria Antônia com a rua da Consolação.
O candidato deve chegar uma hora antes da prova e apresentar o cartão de inscrição e o original da cédula de identidade. Se a tiver perdido, pode levar o passaporte ou a carteira profissional.
"Se, por algum motivo, ele estiver sem nenhum documento, deve procurar a comissão. Há identificação digital."
Antes do início da prova, haverá um sistema de radiodifusão divulgando informações sobre o exame. Os portões fecham pontualmente às 8h30. Após uma hora do início da prova, os alunos já podem sair.
(AP)

Texto Anterior: "Manhas"
Próximo Texto: Há prova em versão braile
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.