São Paulo, sexta-feira, 6 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Reféns da reeleição; Troca dolorida; Aviso prévio; Pela culatra; Trator ligado; Ameaça ao cofre; Relator fantasma; Pelas costas; Reforço global; Pano para manga; Na mira; Ouvidos moucos; Oposição interna; Maldade pefelista; Visita à Folha

Reféns da reeleição
Para garantir a vaga de sub-relator do meio ambiente na Comissão de Orçamento, Pedrinho Abrão (GO) chantageou o PFL. Só conseguiu a nomeação porque ameaçou tirar o PTB do bloco que o partido mantém com o PFL na Câmara dos Deputados.

Troca dolorida
Para atender a Abrão, Luís Eduardo Magalhães e Inocêncio Oliveira (PE) pressionaram o PMDB a destituir Ramez Tebet (PMDB-MS) da função. Presidente da comissão, Zequinha Sarney ameaçou renunciar.

Aviso prévio
Para contornar a crise na Comissão de Orçamento, Sarney pai entrou em cena. Tebet foi destituído no dia 4 de novembro, mas avisou: considerava suspeita a briga de Abrão pela relatoria do meio ambiente.

Pela culatra
Luís Eduardo Magalhães cedeu às pressões de Abrão porque não queria "marolas" que pudessem prejudicar a reeleição. Já Inocêncio Oliveira contava com os votos do PTB para se eleger presidente da Câmara.

Trator ligado
Serjão vai entrar em campo na eleição para a presidência da Câmara. A primeira tarefa é tentar convencer o deputado tucano Wilson Campos a desistir de concorrer. Para facilitar as coisas para Michel Temer (PMDB).

Ameaça ao cofre
O STF julga até o final do ano ação que dá aumento de 28,86% para os funcionários federais, retroativo a janeiro de 92. O índice foi concedido por Collor só aos militares. Os civis querem isonomia. E têm boas chances.

Relator fantasma
Para justificar o atraso na nomeação do relator da reforma da previdência no Senado, um cacique tucano diz que o parecer será escrito pelos líderes dos partidos governistas. Depois, é só achar alguém para assinar.

Pelas costas
Um dia depois de medir forças com Paulo Maluf na convenção do PPB, o ministro Dornelles, em discurso na Associação das Distribuidoras de Valores paulista, o chamou de "nossa grande liderança". Provocou risos.

Reforço global
O PT criará o Conselho Permanente de Cultura e Comunicação, composto por artistas e intelectuais. Vai assessorar a direção do partido. Um dos objetivos é tornar sua imagem mais palatável para a classe média.

Pano para manga
Luís Eduardo Magalhães designou comissão de quatro deputados para investigar uma denúncia de maquiagem de produtos na Zona Franca de Manaus. A lista tem 54 empresas.

Na mira
A comissão encarregada de investigar as empresas acusadas de maquiar produtos na Zona Franca vai a Manaus na quarta. Entre as empresas a serem inspecionadas, há duas pertencentes ao senador Gilberto Miranda.

Ouvidos moucos
Não adianta Maluf insistir. O governo não vai responder à acusação de fisiologismo a FHC. Avalia que o prefeito paulistano tenta obter espaço na mídia para se qualificar como pólo de oposição. E não quer colaborar.

Oposição interna
Deputados do PMDB estão pressionando os senadores do partido a desistirem da presidência da Casa. "O PFL abriu mão em favor do PMDB na Câmara e agora nós temos o dever de reciprocidade no Senado", diz o vice-líder Jurandyr Paixão.

Maldade pefelista
De Cláudio Lembo, da direção do PFL, sobre a sala do governo de transição de Pitta na prefeitura de São Paulo ser próxima ao banheiro de Maluf: "Nada mais adequado. Banheiros são locais de transição mesmo".

Visita à Folha
O escritor Ariano Suassuna e sua mulher, Zélia Suassuna, visitaram ontem a Folha, onde foram recebidos em almoço, acompanhados pelo músico e ator Antônio Nóbrega e pela equipe de produção do espetáculo "Romançal".

TIROTEIO
De José Genoino (PT), sobre o que considera avalanche de depoimentos contrários à reeleição na comissão especial:
- O governo despreza tanto o Congresso e tem tanta confiança no seu poder de cooptação que nem se dá ao trabalho de discutir a medida. Numa hora, o tiro sai pela culatra.

Próximo Texto: Fauna exótica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.