São Paulo, sexta-feira, 6 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova camisa do Brasil retoma a tradição

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

Simplicidade, "valorização dos detalhes" e um retorno à tradição marcam o "design" dos novos uniformes da seleção de futebol, apresentados ontem no morro da Urca, ponto turístico do Rio.
A partir de janeiro, conforme a Folha antecipou na edição de 22 de outubro, as camisas e outras peças produzidas pela Nike substituirão nas lojas o uniforme da Umbro.
A estréia oficial será com a seleção de jogadores de até 19 anos, no mês que vem, no Chile. Em fevereiro, a equipe profissional o vestirá pela primeira vez.
O uniforme acaba com os quatro escudos cor-de-laranja, em dégradé, na camisa amarela, a principal. Ela volta a ser amarelo-canarinho.
Uma listra verde liga a gola e a ponta da manga. O calção azul terá uma listra branca e outra verde. A meia, branca, tem detalhe em azul.
"É uma combinação do tradicional com o contemporâneo", disse o chefe dos 12 estilistas do estúdio da Nike em Nova York, Roger Wyett.
"Se mostrarmos os novos uniformes como uma herança do futebol brasileiro, estaremos contentes", disse ele, respondendo a pergunta sobre eventual semelhança da nova camisa com a usada na Copa do Mundo de 1962.
Em comparação com a antiga camisa, a atual é mais "limpa". "Essa é uma tendência dos anos 90."
Outra novidade são os calções largos, parecendo de surfista. "Mais importante do que qualquer coisa é eles serem funcionais e confortáveis", disse Wyett.
Os novos uniformes foram aprovados pelo técnico da seleção, Mario Jorge Lobo Zagallo.
A Confederação Brasileira de Futebol rescindiu contrato com a Umbro para assinar com a Nike. "Não se trata de patrocínio, mas de uma sociedade", disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Texto Anterior: Grêmio derrota Goiás, amplia a vantagem e é virtual finalista
Próximo Texto: Valores chegam a US$ 220 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.