São Paulo, sexta-feira, 6 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ullmann conta saga de amor em 'Kristin'

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Segundo filme dirigido por Liv Ullmann, "Kristin" é um épico de amor inspirado na trilogia de romances "Kristin Lavransdatter", da norueguesa Sigrid Underset, que em 1928 ganharia o Nobel.
A força do filme reside no modo delicado e vigoroso com que trata o entrechoque de várias formas de paixão: a paixão física entre homem e mulher, a paixão dos filhos pelos pais e a paixão metafísica dos homens pela divindade.
A história se passa numa aldeia da Noruega do século 14, época em que o cristianismo ainda disputava espaço com as crenças pagãs.
Na infância, Kristin ouve de uma entidade da floresta a profecia de que amará um homem de cabelos negros. Mas ela está prometida ao louro Simon. A profecia se cumpre, desencadeando a desgraça.
Os personagens adquirem aos poucos relevo psicológico e moral. A fábula medieval se transforma em drama, e o drama em tragédia, com a conflagração das forças do céu e da terra.
(JGC)
Filme: Kristin - Amor e Perdição Produção: Noruega, 1995
Direção: Liv Ullmann
Com: Elisabeth Matheson, Bjorn Skagestad, Sverre Anker Ousdal
Onde: Cinearte 1

Texto Anterior: Fantasma ganha corpo na tela
Próximo Texto: Ceticismo é aspecto central de "Memórias do Cárcere" em 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.