São Paulo, sexta-feira, 6 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton e Ieltsin marcam para março de 97 reunião de cúpula

Líderes conversaram ontem sobre cirurgia e reeleição

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente dos EUA, Bill Clinton, e o presidente da Rússia, Boris Ieltsin, vão se encontrar em março, anunciou a Casa Branca.
Ainda não se sabe a data exata do encontro nem o local em que ele deve ocorrer. Os dois líderes mundiais falaram por cerca de 20 minutos na manhã de ontem.
Clinton expressou a sua alegria pela recuperação do presidente russo de uma operação de ponte de safena. Ieltsin deu parabéns ao americano pela reeleição.
Os EUA devem abrigar o encontro porque a última reunião ocorreu em Moscou, em abril.
A expansão da Otan (a aliança militar ocidental, liderada pelos EUA) para o Leste Europeu deve estar na pauta do encontro. A Rússia rejeita a ampliação da aliança.
O anúncio do encontro ocorreu quando o governo da Rússia tentava chegar a um acordo para aprovar o Orçamento de 1997.
O premiê russo, Viktor Tchernomirdin, disse que todos os ministro devem estar hoje em uma reunião da Duma (Câmara de Deputados) para defender o projeto.
O Partido Comunista já disse que vai vetar o Orçamento. "Deve-se estar preparado para todas as possibilidades. Qualquer coisa pode acontecer", disse Tchernomirdin.
O governo também enfrentou ontem o terceiro dia de uma greve de mineiros, que estão sem receber salários há seis meses.
Ontem, o número de pessoas em greve caiu para 80 mil, depois do início com mais de 400 mil.
Menos de cem pessoas participaram de um protesto ontem em frente ao governo municipal de Kemerovo. Depois de esperarem 30 minutos em um frio de -20oC, os mineiros deixaram o local.

Texto Anterior: John Bobbitt diz que vai ser pastor batista
Próximo Texto: Peru aprova projeto de lei que liberta general; Havel tem pneumonia no pulmão esquerdo; Estudantes atiram ovos no carro de Elizabeth 2ª
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.