São Paulo, sábado, 7 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nordeste lança clube-empresa e aplica 'vestibular' do futebol

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O primeiro clube-empresa de futebol do Nordeste e o segundo do Brasil foi lançado ontem em Recife, Pernambuco.
Chama-se Unibol (Universidade do Futebol de Pernambuco) e foi criado pelo grupo, que fabrica baterias para automóveis.
"O Unibol é uma empresa como outra qualquer, e queremos ganhar dinheiro com ele", disse o principal dirigente do clube, Pedro Ivo Moura, 38.
O clube foi criado com base na Lei Zico, como o seu antecessor, lançado pelo próprio ex-jogador Zico, no Rio de Janeiro.
A meta, segundo Moura, é que a principal fonte de renda do clube seja a venda para o exterior do passe de jogadores formados no time.
Outras formas de o Unibol obter dinheiro serão o marketing e as rendas dos jogos.
O clube terá jogadores de 17 a 19 anos -já estão sendo selecionados- e pagará cursos de inglês e espanhol para todos.
A idéia de criação do clube surgiu no ano passado e faz parte de uma diversificação do grupo, que tem faturamento anual de R$ 100 milhões. Até agora, o investimento no projeto foi de R$ 1,2 milhão.
O clube não tem campo nem sede, apenas um escritório comercial. Os treinos serão feitos na Universidade Estadual de Pernambuco, que fez parceria com o clube.
A parceria não envolve nenhuma compensação financeira para a universidade. Em troca, o clube fará reformas nos vestiários e gramado, entre outras obras.
O time do Unibol vai participar do Campeonato Pernambucano de Futebol da 2ª Divisão em 1997. Disputará com outros 13 clubes o direito de passar à 1ª Divisão.

Texto Anterior: Inter quer ter Candinho
Próximo Texto: Unibol exige habilidade, equilíbrio e físico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.