São Paulo, sábado, 7 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Teatro festeja fim-de-ano com fotografia

CASSIANO ELEK MACHADO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Hoje o teatro está em festa. Um dos grupos mais promissores da dramaturgia nacional, a companhia Círculo de Comediantes, abre as portas para comemorar o encerramento da temporada e para anunciar os projetos para o ano que vem.
Lenise Pinheiro, fotógrafa especializada em teatro, participa da comemoração com a abertura de exposição de imagens.
As fotos, coloridas e em preto-e-branco, retratam ensaios das peças "Viúva, porém Honesta" e "Perdoa-me por me Traíres", os dois maiores sucessos da companhia. "São ensaios dos ensaios", brinca a fotógrafa.
Em vez de molduras convencionais, Pinheiro optou pelo acondicionamento das imagens em cubos de madeira iluminados por dentro, se aproximando da linguagem dos primórdios do cinema.
Em algumas fotografias foram necessárias montagens, já que os elencos das duas peças retratadas são muito grandes.
O grupo Círculo de Comediantes, que se formou em 1994, tem "mais de 40 integrantes", de acordo com Patrícia Gordo, uma das coordenadoras da companhia.
Na festa de hoje, realizada na sede do Círculo, espaço de quatro andares no qual os artistas ensaiam e dão cursos de teatro, serão anunciadas as próximas produções do grupo.
A mostra de fotografias de Pinheiro tem caráter permanente. As imagens realizadas pela fotógrafa, que expôs no festival de Avignon nesse ano, também poderão ser vistas em livro comemorativo dos dez anos de fotografias teatrais.
O diretor de produção do Círculo, Orlando Brandão, adianta que a companhia, especialista na obra de Nelson Rodrigues, pretende lançar um CD-ROM em parceria com a empresa de computação Apple, contendo todos projetos do grupo, que também deve criar página na Internet sobre a obra do dramaturgo carioca.
Outra novidade é a produção da primeira peça "não-nelsonrodrigueana" do grupo, baseada no espetáculo "Arturo Ui", do alemão Bertolt Brecht. O diretor artístico do grupo, Marco Antônio Braz, que trabalhou como assistente de direção de Antunes Filho no espetáculo "Trono de Sangue", já está ensaiando a peça.
A festa, que além dos componentes da companhia teatral deve receber atores dos grupos Tapa e Uzyna Uzona, terá o músico Théo Werneck no comando da discotecagem.
(CEM)

Festa: Círculo de Comediantes
Quando: hoje, a partir das 22h
Onde: espaço Círculo de Comediantes (r. Coriolano, 1.849, Lapa, tel. 263-8276) Quanto: entrada R$ 5
Exposição: Lenise Pinheiro
Quando: segunda a sexta, das 14h às 19h
Entrada: franca

Texto Anterior: "Sacra Folia" dá boas-vindas ao Natal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.