São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padre baiano celebra casamento do filho

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O padre baiano Roque de Almeida Santos, 70, celebra no próximo sábado o casamento de um dos seus quatro filhos, o advogado Luiz Eugênio Vieira Santos, 32. O casamento está previsto para a igreja do Convento do Desterro (centro de Salvador).
Casado durante 26 anos, o padre Roque de Almeida ficou viúvo em 1983 e ingressou no seminário três anos depois. "Fui ordenado em julho de 90 pelo cardeal dom Lucas Moreira Neves", diz.
Roque de Almeida disse que esperou 56 anos para realizar o seu sonho. "Tinha apenas oito anos quando a vontade de ser padre se manifestou em mim."
A assessora de imprensa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Maria Alba, disse que não tem conhecimento de um fato semelhante no Brasil. "Não tenho condições para afirmar se é a primeira vez que isso acontece no Brasil. Precisaria fazer um levantamento em todas as dioceses, o que demora muito."
As duas filhas mais velhas do padre Roque Almeida -Ana Luiza Vieira Santos, 38, e Ana Cristina Vieira Santos, 36- são casadas. "Meus dois netos também estarão presentes", disse o padre.
O sacerdote disse que antes de ingressar no seminário reuniu os quatro filhos para contar a sua decisão. "Todos me apoiaram."
Até entrar no seminário, Roque Almeida trabalhava como fiscal de renda do governo baiano.
O advogado Luiz Eugênio Vieira Santos disse que a celebração do casamento pelo próprio pai vai marcar sua vida. "Além de orientador educacional e familiar, ele (o pai) será meu guia espiritual."
Depois que foi ordenado, o padre Roque de Almeida passou a defender o celibato. "Até 1990 achava que os padres deveriam se casar. Hoje estou convicto que este casamento deve ser com Deus."
Roque de Almeida disse que a principal recomendação que vai dar ao filho no próximo sábado é em relação ao amor. "O que vou lhe dizer é que aproveite e curta os bons momentos da vida, como aconteceu comigo." O padre disse ser contra o uso de preservativos no planejamento familiar.

Texto Anterior: Órgão produz mais soro no mundo
Próximo Texto: Operação Praia Limpa amplia ofensiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.