São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Classe média de Ribeirão vai para o campo

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA FOLHA RIBEIRÃO

Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que a classe média, em busca de qualidade de vida e segurança, começa a migrar para condomínios fechados na zona rural na região de Ribeirão Preto (319 km a norte de São Paulo).
Dados preliminares do censo, que surpreenderam os pesquisadores do IBGE, mostram que há mais gente morando em condomínios de chácaras.
"Fazendas mais próximas das cidades deixaram de produzir para dar lugar a casas. É algo significativo", diz Domingos Elias Chanoski, 55, chefe do departamento de pesquisa do órgão no Estado de São Paulo.
Crescimento de 30%
Segundo ele, o número de moradores em áreas rurais de Ribeirão deve crescer 30% em relação a 91, data do levantamento anterior.
Cerca de 3% da população total da cidade, estimada em 460 mil habitantes, vive atualmente em áreas rurais.
Em números, os moradores em chácaras na zona rural de Ribeirão ficam em cerca de 13 mil.
A professora Maria Adelaide Ferriolli, 41, trocou uma casa na Vila Tibério, zona oeste de Ribeirão Preto, por uma chácara de 7.000 m2 a 9 km da cidade.
"Tenho um caseiro para ajudar na manutenção e pago R$ 220 de condomínio. As vantagens são muitas."

Texto Anterior: ONGs distribuem 'manual do bom prefeito'
Próximo Texto: Ar puro é uma das vantagens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.