São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Vendedor é recrutado com método da NBA

Chega às empresas sistema utilizado nos EUA

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O que tem a ver selecionar um vendedor e um jogador de basquete? Aparentemente, nada. Mas está chegando ao Brasil um método usado nos EUA para avaliar vendedores e atletas da NBA, a liga norte-americana de basquete.
O método foi apresentado pelo seu "pai", o psicólogo norte-americano Herbert Greenberg, na semana passada, no Seminário Internacional de Vendas, promovido em São Paulo pelo Círculo dos Profissionais de Vendas.
Participaram do seminário empresas como Volkswagen, Mercedes-Benz, Pepsico, Xerox do Brasil, TVA e Mappin, entre outras.
A Avon Cosméticos é uma das empresas que estão aplicando o questionário com os 20 melhores e 20 piores profissionais em vendas.
55% têm perfil errado
"As pessoas contratam por razões erradas: em função da aparência e da impressão causada durante a entrevista. E cometem o erro de contratar priorizando experiência", afirma Greenberg, que é presidente da Caliper Human Strategies, especializada em seleção de profissionais de vendas.
O psicólogo administra pessoalmente testes de perfil de atletas para times da NBA. A liga usa o método para "enxergar dentro do atleta" e saber se ele vai jogar com persistência mesmo que, por exemplo, esteja sentindo dor.
Potencialidades e fraquezas
Greenberg desenvolveu um questionário que relaciona potencialidades e fraquezas, traçando um perfil psicológico por meio do qual aconselha o cliente sobre se o candidato é adequado para a vaga.
O questionário aplicado no Brasil, criticado por alguns profissionais da área (leia abaixo), tem 185 perguntas (veja 25 ao lado). "É preciso ressaltar que o resultado entra como um passo na seleção. A gente ajuda, orienta, dá sugestões, não seleciona", diz Solange Glock Bellegard, diretora da Caliper.

Próximo Texto: Teste se você tem perfil de vendedor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.