São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi Rafael Trujillo

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Rafael Leonidas Trujillo Molina foi um dos mais autoritários ditadores da história latino-americana. Ele governava a República Dominicana como se fosse sua fazenda particular. Em certo momento, calculou-se que sua família detinha 70% das terras cultivadas.
A capital do país, Santo Domingo, a mais antiga cidade das Américas, fundada pelo irmão de Cristovão Colombo, Bartolomeu, foi rebatizada de Ciudad Trujillo.
O ditador mandava matar seus opositores onde quer que estivessem, mesmo em plena luz do dia nos EUA. O controle do general sobre o país era total, tanto que nem precisava ocupar necessariamente o cargo de presidente -chegou a ceder o posto ao irmão Héctor.
Trujillo era muito vaidoso. Era chamado de "benfeitor da Pátria, restaurador da independência financeira da república e comandante-em-chefe do Exército".
Woody Allen fez o ditador do seu filme "Bananas" forçar os habitantes do país a usar as cuecas sobre as calças.
Trujillo ordenou certa vez que os homens deviam usar e não carregar seus casacos, sob pena de vê-los confiscados pela polícia. Também proibiu as pessoas de andar descalças na capital.
(RBN)

Texto Anterior: Brasileiros foram mercenários de Trujillo
Próximo Texto: 'Só lá fomos descobrir o que era ditador'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.