São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nasa tem plano de colonização

ESPECIAL PARA A FOLHA

O grande desafio espacial do século 21 será a colonização da Lua. As visões mais realistas sobre as condições de vida que o homem irá encontrar na superfície lunar durante a futura exploração do satélite foram apresentadas em abril de 1988 em Houston, Texas (EUA).
Numa conferência, a Nasa expôs os mais recentes projetos assim como chamou a atenção para alguns planos do passado que vêm sendo reconsiderados com maior empenho pelos EUA. Desses projetos, o que produziu maior impacto foi a visão ultra-realista do trabalho da conquista da Lua desenvolvido pela empresa Eagle Engineering.
Essas duas naves reutilizáveis teriam como base de reabastecimento uma estação espacial situada ao redor da Terra, para onde retornarão periodicamente após as missões na superfície da Lua. Em jipes muito semelhantes aos usados nas missões Apolo (nas quais o homem pisou na Lua pela primeira vez), os lunautas realizarão expedições de estudo da topografia e dos recursos minerais para escolher o local da futura base lunar.
A evolução da colonização e industrialização da Lua ocorreria em cinco etapas: exploração, instalação e experimentação, produção inicial, produção diversificada e, finalmente, desenvolvimento de habitações permanentes.

Texto Anterior: Sonda lunar de 97 vai 'sentir' molécula de água
Próximo Texto: Videntes dos EUA atendem pela Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.