São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regina Casé mostra o lado brasileiro da Itália

CRISTINA RIGITANO
DA SUCURSAL DO RIO

Regina Casé foi buscar o que a Itália tem de brasileiro na velha península e o que há de italiano no Brasil. Esse é o tema do próximo "Brasil Legal", que a Globo exibe no próximo dia 17.
Regina fez cerca de 150 entrevistas com membros da comunidade italiana que vive no Brasil, brasileiros que moram na Itália e gente que se divide entre os dois países.
"A intenção é mostrar que o mundo está ligado e o que as pessoas trazem do lugar de onde vêm as lembranças e costumes da terra natal. É a busca da memória perdida. Itália e Portugal têm muita ligação com o Brasil e o programa mostra as identidades com o nosso país. Tem muito italiano que veio para cá pequeno", explica o responsável pelo texto final do programa, o redator Alberto Renault.
Ele garante que o "Brasil Legal" italiano não segue os moldes do português. "O de Portugal era mais rústico. Esse tem moda, mais glamour. A Itália é mais caótica, monumental. Os lugares são absolutamente antigos."
Mooca-Milão
O ponto de partida foi o eixo Rio-São Paulo. A equipe passou um mês ouvindo italianos que se mudaram para essas duas cidades. Um dos entrevistados foi o escritor Isaias Pessoti, que mora em São Paulo.
Regina visitou a Mooca, um dos bairros mais italianos de São Paulo. Lá, ela participou da festa de Cosme e Damião. Durante os três dias de comemoração, ela dançou e entrevistou imigrantes italianos.
Na Itália, Regina visitou a cidade de Polignano a Mare, que dá nome a uma rua da Mooca. Ela esteve em pontos turísticos, como o Coliseu e o Vaticano, onde assistiu à missa de 50 anos de ordenação do papa. Para gravar o programa, Casé e a equipe dela, formada por 15 pessoas, passaram um mês na Itália.
Volare
O cantor Caetano Veloso, que se apresentava em Florença, foi um dos entrevistados. No programa, ele e Regina Casé cantam "Volare". "O programa não procura pessoas famosas. Até falamos com gente conhecida, mas não é esse o objetivo."
A equipe percorreu norte a sul da Itália. "Encontramos brasileiros, que reconheceram a Regina e fizeram a maior festa. Foram bastante afetivos. Milão foi a cidade onde encontramos mais brasileiros."
Regina vai dar dicas gastronômicas, como o presunto de javali, prato típico italiano. "Ela faz graça, mostra um pedaço de pernil."
Nas andanças, Regina assistiu as gravações de "Buona Domenica", considerado o programa mais brega de toda a televisão italiana.
Ela esteve em desfiles de moda da temporada de Milão e foi recebida pelo designer Giovanni Bianco, que faz catálogos da Fórum e Triton, entre outras lojas brasileiras, e tem escritórios lá e aqui.

Texto Anterior: Atriz Marília Pêra diz que casou virgem
Próximo Texto: O mundo é das mulheres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.