São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autores "matam" atores rebeldes

CRISTINA RIGITANO
DA SUCURSAL DO RIO

Assim como a atriz mexicana Ana Colchero, que na semana passada abandonou o set de gravação da novela "Nada Personal" para evitar a morte de seu personagem, artistas brasileiros também têm atitudes rebeldes. Segundo o autor Carlos Lombardi, a atriz Bianca Byington abandonou o set de gravações de "Quatro por Quatro", novela da Rede Globo, por não concordar com os rumos do seu personagem.
"Ela não gostou do fim da personagem e sumiu das gravações. Fiz uma adaptação para não deixar o personagem do Marcelo Serrado sem final", diz Lombardi, que encarou o fato como "falta de profissionalismo" da atriz, apesar de já tê-la perdoado. Procurada pela Folha, Bianca não foi encontrada.
Walter Negrão lembra que Ziembinski não gostou de ter morrido em "Cavalo de Aço". "A censura era rígida. Tive que mudar a novela três vezes. Já não tinha mais o que mudar e, para não cair a audiência, matei o vilão do Ziembinski. Ele ficou chateado, pois adorava o papel e estava muito bem. Conversamos e ele entendeu que era necessário."
Aguinaldo Silva, autor de "O Outro", teve problemas para matar o personagem de José Lewgoy. O ator teria reclamado do final. "O Lewgoy sempre reclama de tudo. Mantenho distância dos atores. Assim, as reclamações nem chegam a mim."
Para matar a personagem de Ítala Nandi, em "Pantanal", novela da Manchete, o autor Benedito Ruy Barbosa criou o sumiço do avião em que a personagem dela viajava. Para evitar possíveis rebeldias da atriz, a produção decidiu informá-la sobre a morte da personagem só depois dela gravar o embarque no avião.
Os problemas pessoais da atriz Vera Fischer obrigaram o autor Gilberto Braga a mudar os rumos da novela "Pátria Minha". A personagem de Fischer -uma das protagonistas da trama- acabou morrendo queimada.
A autora Ana Maria Moretzsohn deu férias a Roberto Bataglin, em "Lua Cheia de Amor". "Ele chegava atrasado, faltava às gravações. A produção queria tirá-lo. Criei um castiguinho: o personagem viajou e ele ficou fora de alguns capítulos."
Bataglin diz que foi uma fase ruim e que, hoje, é um ex-rebelde. "Eu estava transportando os problemas pessoais para o trabalho, o que é um grande erro. O castigo até foi bom. Eu estava precisando de um tempo para me restabelecer e voltar bem. Mas acho que a direção deve conversar com o ator."
Reclamações, atrasos e fugas não são novidades para os autores. Eles buscam alternativas para não ficar na mão dos atores.
"Primeiro converso, para o ator poder se justificar ou mudar o comportamento. Se não resolver, diminuo o personagem. Se o ator altera o cronograma de gravação, atrapalha o meu trabalho e o rendimento dos outros atores", diz Lombardi.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Negrão ressuscita escravo 'duro'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.