São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996 |
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Honda CBR 1000 tem freios 'inteligentes'
JOTA SANTANA
O funcionamento é simples: aplica automaticamente o princípio básico da frenagem de motos: mais pressão no freio dianteiro e menos no traseiro. Na CBR 1000, quando você aciona um dos dois freios, na verdade aciona os dois. Em perfeita sincronia e adequação de pressão das pastilhas nos discos. Esse funcionamento simultâneo e progressivo -que é controlado eletronicamente- mostrou-se absolutamente confiável durante sua avaliação. No geral, o comportamento dessa "big roadster" (grande estradeira) japonesa só fica prejudicado no trânsito urbano, onde o tamanho avantajado dificulta um pouco manobras em espaços curtos e até curvas de baixa velocidade. Além dos freios confiáveis e da aceleração segura, o comportamento das suspensões é outro ponto a ser destacado. As irregularidades da pista ficam quase imperceptíveis. O grande tanque de combustível (22 litros) garante boa autonomia e seu desenho permite a acomodação de uma bolsa de viagem de tamanho razoável. Pouco eficiente, a carenagem frontal tem mais função estética do que propriamente de proteção contra chuva e vento. Com muito poder de arrancada e grande torque nas ultrapassagens, a CBR 1000 exige força, habilidade e concentração ao ser pilotada, principalmente pela extrema rapidez de suas respostas cada vez que algum comando é acionado. Texto Anterior: CARTAS Próximo Texto: Chaves iguais abrem carros diferentes Índice |
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