São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Honda CBR 1000 tem freios 'inteligentes'

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A surpresa mais agradável da Honda CBR 1000, moto importada de US$ 18,56 mil, é o seu ótimo sistema de freios "inteligentes", que evitam derrapagens por erro do motociclista.
O funcionamento é simples: aplica automaticamente o princípio básico da frenagem de motos: mais pressão no freio dianteiro e menos no traseiro. Na CBR 1000, quando você aciona um dos dois freios, na verdade aciona os dois. Em perfeita sincronia e adequação de pressão das pastilhas nos discos.
Esse funcionamento simultâneo e progressivo -que é controlado eletronicamente- mostrou-se absolutamente confiável durante sua avaliação.
No geral, o comportamento dessa "big roadster" (grande estradeira) japonesa só fica prejudicado no trânsito urbano, onde o tamanho avantajado dificulta um pouco manobras em espaços curtos e até curvas de baixa velocidade.
Além dos freios confiáveis e da aceleração segura, o comportamento das suspensões é outro ponto a ser destacado. As irregularidades da pista ficam quase imperceptíveis.
O grande tanque de combustível (22 litros) garante boa autonomia e seu desenho permite a acomodação de uma bolsa de viagem de tamanho razoável.
Pouco eficiente, a carenagem frontal tem mais função estética do que propriamente de proteção contra chuva e vento.
Com muito poder de arrancada e grande torque nas ultrapassagens, a CBR 1000 exige força, habilidade e concentração ao ser pilotada, principalmente pela extrema rapidez de suas respostas cada vez que algum comando é acionado.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Chaves iguais abrem carros diferentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.