São Paulo, segunda-feira, 9 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Portuguesa e Grêmio fazem a final

DA REPORTAGEM LOCAL

Numa final inédita, Portuguesa e Grêmio decidem nesta semana o título do Brasileiro de 1996.
Por ter acumulado mais pontos durante a competição (45 a 43), a equipe gaúcha terá a vantagem de jogar pelo empate em gols, isto é, dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo placar.
As duas semifinais ontem terminaram empatadas em 2 a 2, o que beneficiou as equipes que tinham vencido o primeiro jogo. Atlético-MG e Goiás foram eliminados.
O primeiro jogo da final será disputada neste meio de semana. O mando é da Portuguesa, mas o local ainda não está definido. O segundo jogo será no domingo, em Porto Alegre, no estádio Olímpico.
A decisão do Brasileiro reúne duas equipes de trajetórias recentes muito diferentes.
O Grêmio é um dos clubes brasileiros mais vitoriosos da década. Sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, chegou até a final do Mundial interclubes em 95. Falta a esse time o título brasileiro.
A Portuguesa, por outro lado, não vence nenhum torneio importante desde 1973, quando dividiu o título paulista com o Santos.
O time, que nunca tinha chegado a uma final de Brasileiro, faz a melhor campanha de sua história. A melhor colocação anterior tinha sido o sétimo lugar, em 1984 e 89. O Grêmio foi campeão em 1981.
Os destaques da Portuguesa são o meia-atacante Rodrigo, uma das revelações do ano, o volante Capitão e o meia Zé Roberto.
O Grêmio tem como destaques o atacante Paulo Nunes, vice-artilheiro do torneio com 15 gols, o zagueiro Adílson e os paraguaios Arce (lateral) e Rivarola (zagueiro).
Nenhum dos times, porém, joga em função de um craque. Tanto Scolari como o técnico Candinho, da Portuguesa, destacam a importância do jogo coletivo.
O Grêmio teve até agora um ataque mais eficiente. Em 27 jogos, marcou 50 gols, contra 38 da Portuguesa. As duas equipes tomaram 32 gols no campeonato.

LEIA MAIS sobre o Campeonato Brasileiro às páginas 2 a 5

Próximo Texto: Decisão não tem local definido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.