São Paulo, segunda-feira, 9 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casal exemplar segue o lema do respeito é bom e todos gostam

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 22 anos e estou noivo há quatro com uma garota de 20. Vamos nos casar no início do próximo ano. Ela é virgem e quer se casar assim. Desde que tudo começou entre nós, e devido ao grande amor e respeito que sinto por ela, concordei com isso e assumi. Agora queremos que você nos oriente sobre qual a época ideal para ela começar a tomar os anticoncepcionais, antes do casamento."
resposta
Que legal! Moçada, mire-se no exemplo desse casal! Olha como eles conseguiram fazer a coisa de um jeito legal para os dois. Qualquer que seja a atitude que uma garota tenha sobre a vida sexual, o namorado ou rolo ou seja lá o que for, deve saber respeitar. E se for para mudar, que mudem os dois juntos, em comum acordo. Forçar a barra é coisa antiga que vocês podem muito bem jogar no lixo!
Por essas e outras vocês não vão querer morrer na praia, vão? Então nem pensar em a noiva começar a tomar anticoncepcionais antes do começo da vida sexual sem consultar um médico.
Primeiro porque pílulas são apenas um dos métodos que evitam a gravidez. Aqui no Brasil, quando se fala em anticoncepcional se entende logo pílula, mas um não é sinônimo do outro. Existem vários métodos contraceptivos seguros. Mas a maioria exige indicação e orientação médica. Principalmente as pílulas, já que existem diversos tipos e nem todas as mulheres se dão bem com qualquer um.
E tem mais uma coisinha que vocês podem fazer para que tudo continue em cima: os dois consultarem um médico e pedirem uma avaliação geral da saúde, já que vão começar a transar sem camisinha. Adorei vocês terem me dado a chance de falar sobre isso. Ouço muita gente perguntar sobre como se comportar hoje em dia quando o relacionamento amadurece e estabiliza.
Nada melhor que uma consulta e exames, se o médico indicar, para um bom começo. E não pára por aí: os dois devem fazer o pacto da fidelidade. É, eu sei que essa história é meio complicada. Mas ela pode ser substituída pela fidelidade ao uso da borrachuda, ou seja, caso algum dos dois transe por fora, terá de usar a camisinha. No início de um relacionamento isso parece bobagem. Mas saiba o seguinte: existe hoje um número muito grande de mulheres portadoras do HIV que sempre só transaram com os maridos.
Então, façam isso por amor e respeito. Mesmo que vocês achem que nunca vai acontecer. O que será amanhã, não?

Texto Anterior: Cultura neles!; Metendo bronca; Pôsteres e livros; Indignação Gospel; Equipe de Apoio; Eu quero Cyndi; Eu também quero Cyndi; Jovens pela paz
Próximo Texto: Eventos da semana que você não pode perder de jeito nenhum
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.