São Paulo, segunda-feira, 9 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD do Camisa reúne três gerações

FABIAN DÉCIO CHACUR
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Quem é Você?", novo CD do Camisa de Vênus, integra três gerações do rock. A banda baiana liderada há 16 anos pelo vocalista Marcelo Nova contou com participações do cantor Eric Burdon, ex-integrante do Animals, um dos melhores grupos ingleses dos anos 60, e do Raimundos, expoente do rock Brasil anos 90.
"Essa reunião é muito coerente, temos em comum o fato de nós todos sempre termos ido contra a corrente", explica o guitarrista Karl Hummel, 37 anos, que ao lado de Marcelo, 45, e do baixista Robério Santana, 36, se mantém no time desde o início.
A formação hoje também inclui o lendário guitarrista Luis Sérgio Carlini (ex-Tutti Frutti), Carlos Alberto Calazans (piano) e Franklin Paolillo (bateria).
Eric Burdon participa da regravação de "Don't Let Me Be Misunderstood", sucesso dos Animals em 1965 e também conhecido graças à releitura do grupo "disco" Santa Esmeralda, em 1977.
"Já havia entrevistado o Eric em 94, e sua participação em nosso disco foi uma atitude muito generosa", elogia Nova. "Para mim, Eric é o maior cantor branco de blues da história."
"Essa Linda Canção", ácida crítica social repleta de palavrões, reúne o Camisa e os Raimundos. "Conheci os Raimundos em 93, eles abriram um show da gente no Rio antes de ficarem famosos. Temos similaridades, como o uso cotidiano do palavrão", define Marcelo. "Acho que o menino Rodolfo vai ser um grande letrista."
O novo disco do Camisa mostra o que a banda tem de melhor: rock básico, escrachado e agora bem tocado. "Somos uma banda madura e se não tivéssemos aprendido a tocar após 16 anos, era melhor parar", avacalha Marcelo.
"Quem É Você?" traz como capa a reprodução de um espelho feito em papel metálico, idéia já utilizada pelo grupo heavy metal Uriah Heep no álbum "Look At Yourself" (71). "A gente roubou a idéia deles, mas fez melhor!", assume Marcelo. "Queríamos quebrar essa coisa quase obrigatória da imagem da banda na capa do disco, tanto que não tem foto da gente em lugar nenhum do CD. Quem olhar é que vira a capa."
O repertório do CD inclui músicas irreverentes de autoria da banda, como "O Ponteiro Tá Subindo", e a regravação de "Radinho de Pilha", antigo sucesso do forrozeiro Genival Lacerda.
"O Genival tem a mesma verve de um Chuck Berry, um Little Richard. Ele só precisa de uma produção melhor", elogia Marcelo.

Texto Anterior: Maratona junta 20 bandas numa noite
Próximo Texto: Paulinho começou ao lado de mestres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.