São Paulo, segunda-feira, 9 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Os 12 Macacos' mostra futuro sombrio

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

Os temores contemporâneos são o tema de "Os 12 Macacos", dirigido por Terry Gilliam. Os tempos mudaram desde que o medíocre "O Dia Seguinte" atormentou o sono de muita gente mostrando a destruição do mundo por bombas atômicas. Na época, a ameaça era uma guerra nuclear entre as superpotências.
Mais de dez anos depois, a União Soviética não existe, e uma guerra do tipo parece distante.
O terrorismo é o mal a ser combatido. Tanto as bombas da ex-União Soviética, hoje ao alcance de qualquer grupelho, como as armas químicas e bacteriológicas são a grande ameaça.
No filme de Gilliam, 99% da população terrestre foi aniquilada por um vírus espalhado por um grupo terrorista, no ano de 1996.
James Cole (Bruce Willis) é um dos sobreviventes e vive em um mundo subterrâneo, em 2035. É mandado ao passado para descobrir quem espalhou o vírus.
Em 1994 -Cole chega dois anos antes dos acontecimentos-, ele é considerado louco e internado num hospício, onde conhece Jeffrey Goines (Brad Pitt), filho de um cientista. Apenas uma psiquiatra (Madeleine Stowe) lhe dá algum crédito e tenta ajudá-lo.
E então se estabelece a dúvida: ele é realmente louco, tendo inventado todas as viagens no tempo e os vírus, ou os outros, que não vêem o que está para acontecer, é que são?
"Os 12 Macacos" é corajoso por ser uma produção de Hollywood que demanda inteligência e paciência do público, acostumado a ser mero espectador.
Exige que se pense e acompanhe o roteiro complicado, com idas e vindas, o cenário claustrofóbico e a feiúra de Willis e Pitt, nos melhores papéis de suas carreiras.
O futuro de "Os 12 Macacos" é amedrontador. E, ao contrário de "O Dia Seguinte", não precisa se valer de explosões gigantescas. A ameaça é subterrânea e invisível.

Filme: Os 12 Macacos
Produção: EUA, 1996
Direção: Terry Gilliam
Com: Bruce Willis e Brad Pitt
Lançamento: CIC (011/816-0852)

Texto Anterior: Os mais retirados da semana
Próximo Texto: O Galante Mr. Deeds
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.