São Paulo, segunda-feira, 9 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uppsala é regida pelos ritmos da universidade

LUCIANA BENATTI

na Escandinávia
Distante 45 minutos de trem de Estocolmo, Uppsala, na região de Uppland, é o local indicado para quem quer experimentar a vida tranquila e conhecer as paisagens do interior da Suécia.
De qualquer ponto da cidade, é possível ver duas grandes construções: o castelo, com duas torres arredondadas, e a catedral.
A catedral gótica de Uppsala, construída em 1260 -quando a cidade tinha apenas 800 habitantes-, é a maior da Escandinávia.
Ali, várias personalidades suecas estão enterradas, como o rei Gustavo Vasa e o botânico Lineu.
O castelo, construído durante a dinastia Vasa, foi cenário de vários eventos importantes.
A coroação de Gustavo Adolfo 2º e a abdicação da rainha Kristina aconteceram no local, que foi construído de forma estratégica no ponto mais alto da cidade.
O ritmo de vida é ditado pelos estudantes. A Universidade de Uppsala -a mais antiga da Escandinávia, fundada em 1477- abriga cerca de 30 mil alunos em seus prédios espalhados pela cidade.
O principal meio de transporte dos universitários é a bicicleta. É possível vê-las até mesmo caídas no Fyris, o rio que corta a cidade.
Se o objetivo for curtir as paisagens do campo -onde as macieiras são elementos comuns-, outros passeios fundamentais são o Jardim de Lineu e Gamla Uppsala, o local onde a cidade começou.

Texto Anterior: Navio de guerra ficou 333 anos submerso
Próximo Texto: Museu conta a história do país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.