São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Penta 'incha' calendário para 1997

Praticantes vêem expansão

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Após a grande exposição que o Mundial da Espanha conseguiu na mídia, os profissionais do futsal esperam que o esporte conquiste de vez seu espaço entre as principais modalidades do país já na próxima temporada.
Para tanto, os dirigentes do futsal prepararam um calendário recheado para 1997.
Em janeiro, será disputado o Mundialito da modalidade, torneio que contará com algumas das principais seleções do mundo.
A competição vai integrar o Festival Olímpico de Verão, tradicional evento que acontece no Rio de Janeiro, no começo do ano.
Em fevereiro, tem início a Taça Brasil, torneio interclubes que reúne os campeões estaduais. A competição equivale à Copa do Brasil no futebol de campo.
No mês de março, deverá ser realizado no Rio Grande do Sul o primeiro Mundial interclubes de futsal. O Inter/Ulbra, atual campeão brasileiro, representaria o país.
Em abril, começa a principal competição nacional de clubes. A 2ª Liga Futsal, que se estenderá até julho, contará com 14 times, quatro a mais que o primeiro torneio.
Esse aumento de equipes já é um reflexo do recente "boom" por que passou a modalidade.
Times que disputam a primeira divisão do Brasileiro, como Flamengo, Atlético-MG e Juventude, participarão da 2ª Liga Futsal. Corinthians, Palmeiras e Inter (RS) já atuaram no primeiro torneio.
A 2ª Liga Futsal marcará ainda a volta do Banespa (Banco do Estado de São Paulo), um dos times fundadores da Federação Paulista de Futsal.
No segundo semestre de 97, deverão ser disputados o Campeonato Brasileiro de Seleções e os campeonatos estaduais.
Com calendário recheado, apoio de mais empresas ao esporte e cobertura mais ampla da imprensa, os salonistas esperam que 97 seja mesmo o ano do futsal.
"Agora a gente tem mais mercado para trabalhar. Com as empresas investindo, todos nós que vivemos do futsal só temos a ganhar", disse o ala Vander, um dos mais experientes do time que conquistou o pentacampeonato mundial.
A decisão de anteontem contra a Espanha, transmitida ao vivo para todo o país pela Bandeirantes, pela Globo e pela Manchete, foi considerada por Vander como um teste de aprovação final ao futsal.
"Sabíamos da responsabilidade que tínhamos. Acho que a conquista ajudará no desenvolvimento do esporte", disse o ala.
Descanso merecido
A delegação brasileira chegou da Espanha ontem, às 7h30, ao aeroporto de Cumbica (Guarulhos). Os jogadores foram recebidos com festa por torcedores e familiares.
Após o desembarque, todos os integrantes da seleção foram dispensados. Exceção feita a Márcio e Vander (GM/Chevrolet) e Clóvis (São Geraldo-MG), que vão disputar campeonatos regionais, todos os jogadores entraram em férias.

Texto Anterior: Reinaldo diz a juiz que é dependente
Próximo Texto: Calendário do futsal para 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.