São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Córneas são transplantadas

WILLIAM FRANÇA
DO ENVIADO ESPECIAL A GOIÂNIA

As duas córneas doadas por Leonardo Pareja já foram transplantadas. Os receptores tinham prioridade na fila de espera da Fundação Banco de Olhos de Goiás, que tem 205 pessoas cadastradas.
A primeira cirurgia foi feita anteontem. Joaquim Bueno dos Santos, 76, recebeu uma córnea no Hospital de Olhos de Goiás.
"Estou muito agradecido a ele, que era um garoto muito inteligente e nunca fez mal a ninguém. Desejo só o bem para ele e para a família dele", disse Santos.
Segundo o oftalmologista Paulo Ricardo de Oliveira, que fez a cirurgia, Santos terá chances de recuperar a visão do olho direito, que sofria de ceratopatia bolhosa, doença que deixa a córnea embaçada, com pequenas bolhas e provoca dor, fotofobia e sensação de que há areia nos olhos.
Há três anos, Santos fez um transplante, mas houve rejeição. Como tem catarata no olho esquerdo, corria risco de ficar cego.
Segundo a fundação, as córneas podem ser retiradas do cadáver até seis horas após a morte.
As de Pareja foram retiradas às 13h (ele morreu às 7h20), depois que sua família comunicou que ele era doador de órgãos.
No caso de Pareja, além das córneas, serão aproveitados os globos oculares, que serão usados em cirurgias para correção estética.
O outro transplantado teve o nome mantido em sigilo a pedido do médico. É um homem de 55 anos que tinha uma perfuração na córnea. A cirurgia foi feita ontem.
(WF)

Texto Anterior: Rival agride namorada de morto
Próximo Texto: Acusado diz que seria traído
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.