São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Turma do gordo' retorna em 'O Disco'

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

O que há de mais estranho nos escritos de João Carlos Marinho não é a presença de torturas, o sadismo refinado ou o amor eternamente desfeito. Mas o fato de esses acontecimentos serem dirigidos ao público infanto-juvenil.
Um best seller desde sua estréia em 1969, com "O Gênio do Crime" (mais de 1 milhão de livros vendidos), Marinho, 61, lança agora "O Disco".
Ele traz mais uma vez a "turma do gordo", sua projeção da vida de aventuras entre meninos e meninas de um típico bairro paulistano, o Alto de Pinheiros.
Para aqueles que têm agora 30 anos -ou um pouco mais-, Marinho ocupou o papel que antes pertencia a Monteiro Lobato.
Incorporou ao imaginário de uma geração "a perseguição ao contrário", a possibilidade de "falsificações de figurinhas" ou outros crimes mais baixos e cruéis para um ser humano de 12 anos.
"As crianças do meu tempo liam Lobato", disse Marinho à Folha, na tentativa de explicar o que seus livros trouxeram de inédito.
Sem infantilismos
Ele escreve para menores, mas seguindo sempre suas próprias regras, resumidas em um único mandamento: rejeitar os infantilismos.
"Uma criança aos 11 anos é mais velha que um cavalo; tem quase a vida inteira de um cachorro. A infância dura mais que a adolescência. É mais rica que a adolescência."
"O Disco", em suas 146 páginas, traz mais uma vez o universo cinematográfico de seu autor, agora substituindo as tramas policiais e os rocambolescos enredos detetivescos por uma viagem sideral.
Durante as férias escolares, toda a turma (o gordo, Berenice e Edmundo) decide passar as folgas nas montanhas. Terminam encontrando um disco voador e a aventura.
"Em 1994 eu estava em Monte Verde, uma região montanhosa, e, conversando com uma amiga (a quem dedico o livro), tive essa idéia dos discos voadores."
Seus livros são geralmente indicados em escolas, apesar de sua inconstância em publicá-los. "Eu não vivo da literatura e não sei quando a vontade de escrever vai aparecer."
Adultos
Advogado trabalhista, Marinho passou parte de sua adolescência na Suíça e depois desenvolveu um trabalho com pessoas de baixa renda.
Quando publicou "O Gênio do Crime" chegou a afirmar que adaptava a linguagem de alguns de seus clientes.
Apesar de ter tentado a literatura adulta, foram os adultos que tentaram sua literatura infanto-juvenil.
"Do Super-Homem o adulto também gosta, não se desliga quando cresce. Eu quando escrevo prefiro fazer a coisa bem feita", diz o escritor.
João Carlos Marinho parece ter percebido, de maneira intuitiva, uma das máximas da crítica norte-americana para a literatura de formação: assim como a lingerie usada por uma mulher, ela deve agradar dois públicos distintos a um só tempo.
Um dos personagens da turma, o frade, foi inspirado nos escritos do renascentista François Rabelais (1494-1553).
Seu momento mais radical foi quando escreveu "Caneco de Prata", com textos surrealistas para crianças: "Estávamos vivendo um clima surreal em 1970. Uma ditadura e a alegria pelo futebol. O livro chegou a ser proibido".
Sobre a maneira que concebeu o maior fetiche de seus leitores, "a perseguição ao contrário", lembra que interrompeu a feitura do "Gênio" por um ano, até ter a idéia: "Estava em São Sebastião (litoral norte de São Paulo), na água do mar, quando me veio a idéia. Fazer tudo pelo avesso!".

Livro: O Disco
Autor: João Carlos Marinho
Lançamento: Companhia das Letras (146 págs.)
Quanto: não definido

Texto Anterior: 'Ele tinha senso de humor'
Próximo Texto: A perseguição ao contrário*
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.