São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salomão e Ribeiro ganham prêmios

Biblioteca divulga os melhores de 96

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

O escritor e compositor baiano Waly Salomão e o poeta mato-grossense Manoel de Barros ganharam o prêmio de poesia Alphonsus de Guimaraens versão 96, concedido no Rio de Janeiro pela Biblioteca Nacional. Eles vão dividir R$ 5 mil.
Ao todo, a biblioteca premiou sete categorias de autores.
O senador e colunista da Folha Darcy Ribeiro, do PDT-RJ, foi o escolhido para o Prêmio Sérgio Buarque de Hollanda, na categoria ensaio social, com o livro "Diários Índios".
Os prêmios deverão ser entregues no próximo dia 20, no Rio, pelo ministro da Cultura, Francisco Weffort, e pelo presidente da Biblioteca Nacional, Eduardo Portella.
Salomão disse se sentir honrado por dividir o prêmio de poesia com Barros. "Dividir um prêmio com um poeta como o Manoel de Barros é uma alegria grande."
Salomão venceu com o livro "Algaravias - Câmaras de Eco", que reúne 23 poemas. Barros foi premiado com o "Livro sobre Nada". O poeta já declarou que o livro representava "a pura vontade de dizer minha essência por meio do verso".
Livros
Sete comissões, com três integrantes cada, indicaram os que seriam os melhores livros do ano.
O Prêmio Machado de Assis, de melhor romance, foi concedido a Flávio Moreira da Costa, autor de "O Equilibrista do Arame Farpado".
Silviano Santiago venceu o prêmio de contos Artur Azevedo, com o livro "Keith Jarrett no Blue Note". O prêmio de melhor projeto gráfico foi dado para Silvia Ribeiro, pelo livro "Guia dos Curiosos".
O prêmio de crítica literária saiu para Marlyse Meyer. O prêmio de melhor tradução foi dividido por José Paulo Paes, com o livro "Gaveta do Tradutor", e Marco Lucchesi, com a obra "Poemas à Noite".

Texto Anterior: Carla Camurati vai filmar ópera
Próximo Texto: Novela tem 6.000 'netespectadores'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.