São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

João Paulo 2º não vai rezar missa de Natal

Papa celebrará apenas missa do Galo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O papa João Paulo 2º, por razões de saúde, não rezará a tradicional missa de Natal, informou ontem o Vaticano. É a primeira vez que um papa não participa da celebração.
A missa, realizada todo ano na Basílica de São Pedro no dia 25 de dezembro, não consta do cronograma das atividades do papa a serem efetuadas no período de 21 de dezembro a 13 de janeiro.
A missa de Natal será conduzida por um ajudante. O papa proferirá apenas a mensagem de Natal de sua sacada, após efetuar a bênção "Urbi et Orbi" (para a cidade e para o mundo).
João Paulo 2º, 76, deve participar normalmente da missa do Galo, realizada no dia 24 de dezembro à meia-noite (hora local).
O Vaticano não deu qualquer explicação oficial para a ausência de João Paulo 2º na missa de Natal. Acredita-se que o papa esteja seguindo recomendações de seu médico, Renato Buzzonetti.
Celebrar as duas missas seria muito extenuante para ele, pois o tempo de repouso entre uma e outra é pequeno.
A saúde do papa vem piorando desde que ele foi operado em 1992 para a remoção de um tumor. A partir de então ele teve de ser internado seis vezes. A última delas, em outubro passado, serviu para a retirada do apêndice.

Texto Anterior: Relacionamento de bispo com a igreja é conturbado
Próximo Texto: ONU faz consultas para substituir Boutros-Ghali; Belém tem pouco dinheiro para o Natal; Otan discutirá sua ampliação em julho; Panamá explode "prisão da vergonha"; Melhora estado de presidente tcheco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.