São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Promulgada Constituição pós-apartheid sul-africana

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente Nelson Mandela promulgou ontem a nova Constituição da África do Sul, abolindo definitivamente o apartheid, regime de segregação racial.
Mandela escolheu o Dia Internacional dos Direitos Humanos e a cidade de Sharpeville para a cerimônia. Foi nessa cidade que 69 manifestantes negros foram mortos pela polícia em 1960.
"Ao fecharmos um capítulo de exclusão e de luta heróica da nossa história, reafirmamos a determinação de construir uma sociedade em que cada um possa sentir orgulho de ser sul-africano, africano e cidadão do mundo." Milhares de negros se reuniram no estádio de Sharpeville para a cerimônia.
Ontem também, a Comissão de Verdade e Reconciliação concedeu anistia ao ex-policial branco Brian Mitchell. Ele foi condenado a 30 anos de prisão pela morte de 11 pessoas em dezembro de 1988.

Texto Anterior: ONU faz consultas para substituir Boutros-Ghali; Belém tem pouco dinheiro para o Natal; Otan discutirá sua ampliação em julho; Panamá explode "prisão da vergonha"; Melhora estado de presidente tcheco
Próximo Texto: Iraque festeja retomada da venda de petróleo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.