São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Turbulência à vista; Foi o mordomo; Jogo de empurra; Trunfo na manga; Pelo bolso; Douto saber; Sinuca de bico; Virou o fio; Saída honrosa; Troca de favores; Cofre cheio; Queimando etapas; Penúria oficial; Safári virtual; Peixes graúdos; Prioridades tucanas; Funil petista

Turbulência à vista
Impasse na comissão da reeleição. Michel Temer (SP) quer adiar a votação do parecer de Pires Franco para depois da convenção do PMDB, em 12 de janeiro. Luís Eduardo Magalhães bateu o pé: vota no dia 8.

Foi o mordomo
Delfim Netto (PPB-SP) é o suspeito número um nas especulações do Planalto sobre a lista de parlamentares devedores do Banco do Brasil. Até o velho "esquema Delfim" foi ressuscitado para justificar a pajelança.

Jogo de empurra
A pergunta mais ouvida no Planalto é: "A quem interessa o crime?" Como nenhum deputado do PPB admitiu que foi pressionado com base na lista do BB a votar contra a reeleição, a resposta seria uma só: à oposição.

Trunfo na manga
A Polícia Federal só vai entrar na história da lista do Banco do Brasil se ficar comprovado que se trata de uma armação para atrapalhar a reeleição. O autor que se cuide. Até lá, o assunto será tratado no âmbito do banco.

Pelo bolso
Para segurar os parlamentares em Brasília até votar o Orçamento, Sarney atrasou o pagamento do adiantamento salarial e da primeira parcela do 13º, prevista para o dia 10. Dinheiro, só dia 20.

Douto saber
Júlio César Queiroz Rabelo, advogado contratado por Pedrinho Abrão (PTB-GO) para atuar em sua defesa no escândalo do Orçamento, já foi defensor do assaltante Leonardo Pareja.

Sinuca de bico
Depois de ter convidado Íris Rezende (PMDB-GO) para o Ministério dos Transportes, ficou difícil para FHC dizer que prefere ACM na presidência do Senado. Se é bom para o ministério...

Virou o fio
Na avaliação de Sarney, ACM entrou muito cedo na disputa pela presidência do Senado. Agora sofre as consequências, com o crescimento da candidatura de Íris Rezende (PMDB).

Saída honrosa
O líder do PFL, Inocêncio Oliveira, foi escalado pelo partido para tentar arrancar a renúncia de Pedrinho Abrão (PTB-GO).

Troca de favores
A justificativa a Pedrinho Abrão dos deputados do PTB que votaram contra o fim do bloco com o PFL na Câmara foi a de que a medida "amoleceria" Luís Eduardo Magalhães.

Cofre cheio
Com cerca de 9 mil habitantes, Caracaraí (RR) corre o risco de ser uma das cidades mais bem aquinhoadas pelo Orçamento. Só nos relatórios de duas subcomissões, há emendas destinando R$ 15 milhões para o município.

Queimando etapas
Os governistas estão estudando uma forma de colocar o Orçamento diretamente no plenário, sem passar pela votação na comissão. Querem aprová-lo ainda este ano para evitar mais prejuízos à emenda da reeleição.

Penúria oficial
Em conversa ontem com FHC, Eduardo Azeredo (MG) pediu uns trocados para um congresso em Belo Horizonte. "Ele está muito pão-duro hoje. Pediu que eu emprestasse algum para suas obras", contou o governador.

Safári virtual
A Previdência lança hoje o programa de caça eletrônica de sonegadores em São Paulo. Das 443.812 empresas do Estado, apenas 206.965, menos da metade, estão em dia com as obrigações previdenciárias.

Peixes graúdos
Em São Paulo, os caçadores eletrônicos da Previdência vão atrás de 37 empresas que, juntas, devem R$ 442.672 milhões.

Prioridades tucanas
Telegrama convocando a Executiva Nacional do PSDB para reunião hoje em Brasília informa a seguinte pauta: "Conjuntura nacional e reeleição".

Funil petista
Sobraram dois nomes na disputa pela liderança do PT na Câmara, em 97: José Machado (SP), apoiado pela Articulação, e Milton Temer (RJ), pela esquerda.

TIROTEIO
De Luís Antônio de Medeiros, presidente da Força Sindical, sobre os sindicatos que defendem as contribuições sindicais obrigatórias:
- Está na hora de tirar a mão do bolso do contribuinte. Os sindicatos também precisam fazer uma reforma tributária.

Próximo Texto: Opinião incontestável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.