São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 1996 |
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União vende Malha Sul com ágio de 37%
CHICO SANTOS
Foi o leilão mais longo -53 minutos- e de maior ágio realizado este ano. Segundo o ministro do Planejamento, Antonio Kandir, com a venda da Malha Sul a arrecadação das privatizações federais e estaduais neste ano soma aproximadamente R$ 5 bilhões. Este valor é mais que o dobro dos R$ 2,6 bilhões arrecadados com as privatizações em 1993, o recorde anterior. De acordo com Kandir, no próximo ano a arrecadação em todas as esferas das privatizações será de R$ 10 bilhões. O consórcio vencedor do leilão da Malha Sul é integrado pelas empresas Varbra (holding do grupo Garantia), RailTex (EUA), Ralph Partners (EUA), Interférrea e o fundo de investimentos Judore, cada um com 20% do capital. Pelas regras da privatização da Malha Sul, nenhum dos integrantes do consórcio poderia ter mais de 20% do capital da empresa que vai administrar a ferrovia. Lance a lance O leilão foi disputado lance a lance com outro consórcio, liderado pela MPE (Montagens e Projetos Especiais) e pelo Banco Bozano,Simonsen. Um terceiro consórcio que chegou a se pré-qualificar, liderado pela construtora CR Almeida, não depositou as garantias exigidas e desistiu da disputa. A Malha Sul tem 6.936 empregados e, segundo o presidente da RFFSA, Isaac Popoutchi, acumulou prejuízos de R$ 100 milhões em 95 (R$ 60 milhões) e 96 (R$ 40 milhões). Movimenta 15 milhões de toneladas de cargas por ano, principalmente produtos agrícolas, fertilizantes e combustíveis. Segundo Kandir, com a privatização da Malha Sul, 97% do transporte de cargas antes feito pela RFFSA está agora em mãos da iniciativa privada. Para completar a venda da rede, falta apenas o leilão da Malha Nordeste, previsto para o próximo ano. O governo está investindo R$ 50 milhões em melhoria do trecho para torná-lo mais atraente. Texto Anterior: Petistas admitem aliança com Maluf Próximo Texto: Vale deve ir a leilão em março Índice |
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