São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Três morrem em conflito de terra no sul do Pará

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM (PA)

Três seguranças da fazenda Travessão, no sul do Pará, em Conceição do Araguaia (1.000 km ao sul de Belém), morreram anteontem de manhã em tiroteio com trabalhadores sem terra, segundo o delegado de Redenção (PA), Francisco Eli.
Os funcionários teriam sofrido emboscada de 15 homens armados na fazenda, conforme a polícia. Morreram com tiros de espingarda os seguranças identificados apenas por Luís Alves, Pedrão e Manoel.
Em agosto último, o então gerente da fazenda, João de Souza Neto, também foi assassinado. Até ontem, a polícia não havia identificado suspeitos.
No início de novembro passado, o dono da fazenda, o empresário paulista Flávio Pinho de Almeida, entrou com pedido de reintegração de posse na comarca de Conceição do Araguaia.
João Barbosa Filho, administrador do escritório de Almeida em São Paulo, disse à Agência Folha que os invasores da fazenda não são ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). O MST confirmou a informação.
"São pistoleiros, que invadem terra para vender a madeira e cobrar um 'pedágio' para sair", disse Barbosa Filho. Segundo ele, há na fazenda 4.000 cabeças de gado em uma área de 17 mil hectares.

Texto Anterior: Vale deve ir a leilão em março
Próximo Texto: Motta quer obras com dinheiro de estatais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.