São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicância deve apurar denúncia contra vereador

RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

O vereador José Viviani Ferraz (PL) foi acusado de corrupção por Gilmar Couto, ex-administrador regional da Freguesia do Ó.
Segundo Couto, o vereador utilizava a regional em seu próprio benefício político-eleitoral e teria estimulado cerca de 500 famílias de vários bairros a invadir uma área na zona leste.
A denúncia de Couto levou a prefeitura a determinar ontem a abertura de uma sindicância. As investigações estão sendo comandadas pelo secretário municipal de Governo, Edevaldo Alves da Silva.
José Viviani Ferraz disse ontem à Folha que a denúncia "foi motivada por uma manobra política". Ele negou todas as acusações de Couto -contra quem entrou ontem com uma ação judicial por calúnia.
"Não há uma só vírgula de verdade no que esse senhor está dizendo", disse o vereador do PL.
Viviani afirmou que Couto praticava "perseguição política" a ele enquanto foi administrador da Freguesia do Ó.
Documentos apresentados à reportagem mostram que o vereador recebeu 16 multas da regional por propaganda eleitoral irregular entre setembro e outubro deste ano.
"Ele chegou a me autuar por estar pichando locais que eu tinha autorização para pintar", disse.
Gilmar Couto foi procurado ontem pela reportagem, por telefone, e não foi localizado até o fechamento desta edição.
Ao comentar denúncia de corrupção contra Ferraz, Celso Pitta disse que só poderá tomar qualquer medida a partir de 1º de janeiro, quando tomará posse.
Motivações
Ferraz teve poder sobre a regional da Freguesia do Ó até maio. Ele "perdeu" a regional porque forneceu infra-estrutura para um comício do então candidato a prefeito Francisco Rossi, do PDT -partido que estava aliado ao PL.
O secretário Reynaldo de Barros e o vereador Hanna Garib (PPB) passaram a controlar o órgão. Indicaram Couto para regional.
Na semana passada, Ferraz foi informado que teria de volta sua regional -o que o levou a votar contra a CPI dos túneis e o substitutivo do Orçamento de 97. As denúncias de Couto surgiram na sequência. Para Ferraz, isso poderia indicar uma "orquestração" contra sua volta à regional.
(RF)

Texto Anterior: Associações fazem moção de repúdio a vereadores
Próximo Texto: Corrupção em regionais gira R$ 20 mi/mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.