São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inmetro libera três reprovadas

DA REPORTAGEM LOCAL

Os resultados dos testes com camisinhas realizados pelo Inmetro aprovam três marcas que haviam sido reprovadas pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em outubro passado.
Tanto o Idec como o Inmetro afirmam que as diferenças entre os dois testes foram muito pequenas.
Marilena Lazzarini, presidente do Idec, explica que, no caso da marca Prudence, ocorreu um problema de variação estatística.
Segundo ela, no teste do Idec foi usada uma amostra com 125 preservativos. Se duas camisinhas apresentassem problemas, o modelo seria reprovado. Foi o que ocorreu. "O preservativo foi reprovado 'raspando"', disse ela.
O Inmetro, por ser um órgão oficial, aprofundou os testes, utilizando oito amostras de 125 unidades. Segundo Júlio Bueno, presidente do órgão, houve uma variação mínima no resultado. "O Prudence passou 'raspando' no teste."
A Preserv lubrificada também foi reprovada pelo Idec e aprovada pelo Inmetro. Segundo Bueno, o lote usado nos testes é heterogêneo, o que causou a diferença.
A Olla não-lubrificada, que foi reprovada pelo Idec (problemas de estouro), também passou no teste do Inmetro. Os dois órgãos disseram que a diferença dos resultados se deu porque foram avaliados diferentes lotes.
As marcas Golden Condoms High Safety e Moods, que haviam sido reprovadas pelo Idec, não foram testadas pelo Inmetro porque não são certificadas pelo órgão.

Texto Anterior: Empresa acusa laboratório
Próximo Texto: Acidentes matam 2 em rodovia de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.