São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Andrade Vieira se dispõe a entregar bens

SHIRLEY EMERICK
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador José Eduardo de Andrade Vieira (PTB-PR), presidente afastado do Banco Bamerindus, está disposto a entregar seus bens pessoais para cobrir eventuais rombos que o Banco Central encontre na contabilidade da instituição.
"Não fujo às minhas responsabilidades. Se eles encontrarem alguma irregularidade, eu assumo", disse Andrade Vieira à Folha.
Ele afirmou que, na recente reformulação da instituição, todo o patrimônio do grupo Bamerindus (incluindo bens de empresas não financeiras) foi repassado para o banco por sua própria sugestão.
Segundo Vieira, o único bem que não está colocado como garantia das operações do banco é sua casa em Curitiba (PR).
"Mesmo que eu não quisesse, meus bens, por lei, respondem por qualquer irregularidade ocorrida durante minha gestão."
O senador disse que nunca foi obstáculo para um acordo com o BC. Ele já concordou em deixar o controle acionário e também em dispor dos bens como garantia de qualquer irregularidade.
Na sua avaliação, a proposta entregue pela equipe técnica do banco paranaense ao BC é "tão possível e viável" que ele tornou seu patrimônio disponível.
Andrade Vieira está afastado do banco desde abril de 1990. As dificuldades administrativas do banco começaram a aparecer depois da intervenção do BC no Econômico e no Nacional, em 1995.
Segundo Vieira, isso mostra que a sua gestão não foi a causa dos problemas. "As dificuldades começaram com a alta dos juros e com a força dos boatos. Não aceito ser responsabilizado por boatos."
O senador disse que a equipe do BC continua discutindo os termos do acordo para a reestruturação. Uma das propostas em estudo é a escolha de um grupo de executivos que irá administrar o Bamerindus.

Texto Anterior: Veja o balanço da conferência
Próximo Texto: Graphus e UBS se candidatam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.