São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Contra a parede; Eu tenho a força; Reserva estratégica; Crime e castigo; Cabeças a prêmio; Desespero de causa; Missão especial; Em campanha; Estranho no ninho; Tudo em casa; Sem futuro; Pelo sim, pelo não; Só por precaução; Verba pré-datada; Apenas um detalhe; Ação petista; Armando o bote

Contra a parede
O PFL vai exigir uma definição de FHC e dos tucanos sobre a eleição para a presidência do Senado. Para os pefelistas, o Planalto não tem escolha: ou joga pesado a favor de ACM ou passa a governar sozinho com o PSDB.

Eu tenho a força
Questionado se FHC havia falado de reeleição na viagem ao Tocantins, ACM respondeu que a emenda fora assunto de outras pessoas. De quem? "De quem tem força para dar a reeleição a ele", respondeu, com modéstia.

Reserva estratégica
Leitura para a nomeação de um apadrinhado de Paulo Renato para a Saúde feita por caciques do PFL: se a reeleição capotar, o ministro é o mais forte candidato de FHC à sua sucessão.

Crime e castigo
Caso o PTB insista em romper com o PFL, Inocêncio Oliveira (PE) tira um dos dois deputados do partido da comissão da reeleição. E coloca Jairo Azi (BA).

Cabeças a prêmio
Na Comissão de Justiça da Câmara, a avaliação é que as provas contra Marquinho Chedid (PSD-SP), acusado de achacar donos de bingo, são fracas. Já Pedrinho Abrão (PTB-GO) está encrencado mesmo.

Desespero de causa
Deputados do PMDB vão pedir a governadores que pressionem os senadores do partido para que haja acordo com ACM. Garantiria o apoio do PFL à candidatura de Temer (PMDB) na Câmara.

Missão especial
Chamado pelo Itamaraty, Jorge Bornhausen desembarca dia 7 de janeiro em Brasília. Nada de grave nas relações com Lisboa. O embaixador vem apenas para tratar da reeleição de FHC.

Em campanha
O comportamento de Inocêncio de Oliveira já mudou após Íris Rezende (PMDB) lançar sua candidatura no Senado. "Antes, eles passava e cumprimentava. Agora, pára, abraça e conversa", diz Aldo Rebelo (PC do B-SP).

Estranho no ninho
A ação de José Roberto Arruda (PSDB-DF) na votação do ITR (Imposto Territorial Rural) deixou o governo intrigado: para o grande público, falou a favor. Internamente, criou obstáculos.

Tudo em casa
As assinaturas da CPI do Orçamento foram recolhidas por Cecília, irmã de Wilson Campos (PSDB-PE), candidato tucano à presidência da Câmara.

Sem futuro
Quem conhece o PMDB por dentro e, mais ainda, a alma de Sarney não tem a menor dúvida: a candidatura Íris Resende (GO) a presidente do Senado será abandonada no meio do caminho. Sem estardalhaço.

Pelo sim, pelo não
Luís Eduardo Magalhães já pensa em fazer a eleição para a Mesa da Câmara após votada a mesa do Senado. A disputa só ocorreria depois que a sorte de seu pai, ACM, fosse conhecida.

Só por precaução
Inocêncio Oliveira avisou à direção do PFL que pretende votar a favor do projeto que legaliza a união civil de homossexuais. Mesmo que, para isso, tenha de usar óculos escuros quando estiver em Serra Talhada (PE).

Verba pré-datada
O PT segurou no Ministério do Planejamento R$ 6 milhões que seriam liberados na semana passada para a Prefeitura de Belém. Para que o dinheiro só entre nos cofres da prefeitura junto com o partido, em janeiro.

Apenas um detalhe
Franco Montoro (PSDB-SP) está sendo pressionado a disputar a liderança do partido na Câmara em 97. Diz que seria melhor um entusiasta da reeleição no cargo. O que não é o seu caso.

Ação petista
A comissão de ética que o PT de São Paulo instala na próxima semana vai sugerir a intervenção no diretório de Diadema. Em Santos, não haverá intervenção.

Armando o bote
As empresas de ônibus paulistanas têm um pedido de aumento de tarifa pronto. Só esperam a alta dos preços dos combustíveis na terça para levá-lo a Maluf.

TIROTEIO
Do senador Esperidião Amin (PPB-SC), sobre a candidatura de Íris Rezende (PMDB-GO) à presidência do Senado:
- É a implosão da candidatura do deputado Michel Temer. Ironicamente, por uma ação que aconteceu fora da Câmara e dentro do seu próprio partido.

Próximo Texto: Matemática petista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.