São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Efeito surpresa' assola o planeta em 96

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O fenômeno Portuguesa não é uma exclusividade do Brasil.
O "efeito surpresa" também se abateu sobre os outros países que possuem futebol desenvolvido.
Equipes modestas e sem muita tradição em conquistas começaram, subitamente, a brigar com os "times grandes" pelos títulos.
Na Espanha, uma pequena equipe da Galícia conseguiu se colocar entre os supertimes de Real Madrid e Barcelona. O La Coruña, sem fazer muito alarde, chegou a 36 pontos no Espanhol, dois a mais que o time de Ronaldinho e apenas dois a menos que o líder Real.
Um campeonato que parecia restrito a dois times ganhou, inesperadamente, uma terceira força.
O já não tão badalado Campeonato Italiano conheceu nesta temporada o Vicenza, clube de grande tradição, mas na Série B do país.
À frente do milionário Milan e da tradicional Internazionale, a "Portuguesa italiana" ocupa um honroso segundo lugar no torneio, atrás apenas três pontos da Juventus, atual campeã mundial.
Na Inglaterra, Wimbledon já não é mais sinônimo de tênis. O time do famoso bairro londrino deixou a carapuça de coadjuvante de lado e passou à ponta da tabela.
O Wimbledon, com 31 pontos, é vice-líder do Campeonato Inglês. O Liverpool tem a mesma pontuação, mas perde para o inesperado rival em número de gols. O líder Arsenal tem 35 pontos, mas já vê no Wimbledon um concorrente.
Ao contrário do que se previa, o Paris Saint-Germain não será campeão francês tão facilmente.
Além do Monaco, que divide a liderança com o time de Raí e Leonardo, uma equipe que jamais venceu o campeonato nacional briga pelo título da temporada.
O Bastia, "correndo por fora", já soma 36 pontos e está em terceiro. O time, como bom azarão, ambiciona atropelar na reta de chegada.
Na Alemanha, a "Portuguesa" é o Bochum. Time pouco cotado, superou todas as expectativas.
No início do Campeonato Alemão, foi apontado como provável rebaixado. Hoje, ocupa a sexta posição no torneio, à frente de equipes de renome, como o Werder Bremen, o Colonia e o Hamburgo, e tenta uma vaga na Copa da Uefa.
O Campeonato Holandês, reconhecidamente uma disputa de três times (Ajax, PSV e Feyenoord), conheceu nessa temporada uma grata surpresa: o Twente.
A equipe está em terceiro com 37 pontos, sete a mais que o Ajax.
O Vitória de Setúbal é o cover da Portuguesa em Portugal. Quarto no Português, tem enfrentado os "grandes" de igual para igual.
Já na Argentina, o "efeito surpresa" consagrou o Lanús, time de pouca expressão que chegou a liderar o Torneio Apertura. Atualmente em terceiro, só é superado por River Plate e Independiente.

Texto Anterior: Paulistas buscam 'gol surpresa' no início
Próximo Texto: Portuguesas pelo mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.