São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queijo: pra que te quero?

ADRIANA VIEIRA

Prefira os tipos brancos, que contêm menos gordura e calorias
Gorgonzola, parmesão, emental, ricota... Dentre tantos tipos de queijo, qual será o mais saudável?
A dica da nutricionista Tânia Rodrigues é sempre optar pelos mais brancos: "Quanto mais branco o queijo, menor a quantidade de gordura e de caloria".
Desse modo, o campeão é a ricota. Em uma fatia grande de 50 g -quantidade diária recomendada pela nutricionista-, a ricota contém 7 g de gordura e 89 calorias. Esses valores são equivalentes, por exemplo, a um copo de leite integral (200 ml), que tem 6 g de gordura e 122 calorias.
Já o delicioso queijo cremoso, tipo catupiry, é o grande vilão, com cerca de três vezes mais gordura (25,1 g) e calorias (274) em relação à ricota.
O cheddar (17 g de gordura e 211 calorias) dos sanduíches e o parmesão (15,3 g de gordura e 202 calorias), colocado sobre as massas, também não são recomendáveis pelos nutricionistas.
Para quem não abre mão de um queijo com sabor forte, as opções são pequenas fatias do emental (10,5 g de gordura e 135 calorias) ou do camembert (10,5 de gordura e 143 calorias) nacionais.
Mas, apesar de calórico e gorduroso, o queijo deve ter lugar garantido em uma dieta. "É um alimento rico em cálcio, importante para prevenir problemas do metabolismo dos ossos, como a osteoporose", diz o reumatologista Wilson Cossermelli.
Tânia vai mais longe: "Para os avessos ao leite, é possível tranquilamente substituir o leite pelo queijo, já que o queijo pode concentrar uma quantidade de cálcio e de proteína até oito vezes maior que a do leite".

Texto Anterior: É dando que se recebe
Próximo Texto: Para abrir o apetite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.