São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa mostra alta nas vendas

DA REPORTAGEM LOCAL

As micro e pequenas empresas da indústria e do comércio do Estado de São Paulo tiveram aumento de vendas em outubro, embora haja queda no acumulado do ano.
Pesquisa do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) em parceria com FIA (Fundação Instituto de Administração) da USP (Universidade de São Paulo) revela que o aumento das vendas reais da indústria foi de 4,6% em relação a setembro. No acumulado do ano, porém, caíram 7,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
As vendas reais de outubro de 96 foram 3,3% maiores que as registradas no mesmo mês do ano passado. Apesar disso, os resultados acumulados entre janeiro e outubro de 95 foram 7,3% superiores aos de 96.
Comércio
No comércio, as pequenas empresas aumentaram suas vendas reais em 2,4% no mês de outubro.
Mas, comparando-se os dez primeiros meses do ano de 96 com o mesmo período de 95, a queda é de 27,2%.
Para José Roberto de Araújo Cunha, assessor econômico do Sebrae-SP, o fraco desempenho das micro e pequenas empresas no comércio se deve às dificuldades de obter linhas de crédito, que, segundo ele, alavancaram o mercado no ano de 96.
"O comércio vem apresentando sinais de recuperação a partir de outubro, por causa das linhas de créditos relativamente com custos mais baixos e disponibilidade de recursos próprios para complementar o financiamento dos consumidores", diz.
Emprego
No que diz respeito ao emprego no comércio, houve um aumento de 1,3% em outubro.
O relatório produzido pelas entidades afirma que o aumento do emprego se deve ao aquecimento de vendas de final de ano.
A queda do nível de emprego de janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, porém, é de 14,8%.

Texto Anterior: Micro tem nova linha de crédito
Próximo Texto: 'Sacoleira' chega a ter lucro de 100%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.