São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HBO mostra 30 anos de Gil na noite de Natal

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Na noite de Natal, dia 25, a HBO exibe "Gilberto Gil - Especial 30 Anos", às 21h30. O documentário é uma co-produção do canal de TV paga com a Conspiração Filmes, Gegê Produções e Ravina Produções.
Dirigido por Andrucha Waddington e Lula Buarque de Hollanda, o especial foi filmado em película nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Ituaçu, no interior da Bahia.
O resultado de "Gilberto Gil - Especial 30 Anos" é um retrato da vida do cantor e compositor baiano.
"Não é um relato cronológico. É mais sobre a história de um indivíduo. O discurso fica na emoção", diz Gil.
Segundo Waddington, foi uma opção não fazer nada didático. "Nossa grande escola de documentário foi essa. Valorizamos a autenticidade, nada foi ensaiado. Fomos em cima do Gil e de sua emoção", analisa.
No especial, Gil se encontra e faz improvisações com Carlinhos Brown, Steve Wonder e Caetano Veloso. Além de conversar com o escritor Jorge Amado e com o antropólogo Pierre Verger e relembrar a infância ao lado da mãe.
Um dos momentos mais emocionantes do documentário é a volta de Gil para Ituaçu. "Foi invenção deles (Waddington e Hollanda) de ir para Ituaçu. É engraçado porque venho tentando voltar há muito tempo. Fazia mais de 40 anos que eu não ia para lá", diz o compositor.
Em Ituaçu, Gil conta como foi alfabetizado, pela avó, na cozinha de sua casa. Na beira do rio, fala sobre como a cidade serviu de referência para suas canções.
"Gilberto Gil - Especial 30 Anos" é a segunda produção da HBO Brasil. A primeira foi o especial "Caetano Veloso - Un Caballero de Fina Estampa", exibido no Natal do ano passado.

Texto Anterior: Rei se apresenta na Globo no sábado
Próximo Texto: Série 'O Cabeção' volta em janeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.