São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV Cultura dedica o dia às crianças

DA REPORTAGEM LOCAL

A criança é o tema de hoje na TV Cultura. A emissora participa pela terceira vez consecutiva do pool de canais (mais de 2.000) que dedica um dia de programação ao público infantil -uma iniciativa do Unicef.
Todos os departamentos de produção da emissora desenvolveram edições especiais para o dia -conhecido como o Dia Internacional da Criança na TV. A programação inclui ainda clipes, desenhos animados e documentários vindos da África, Europa e Oriente Médio.
A proposta é alertar os telespectadores sobre os problemas que afetam a infância em diversas partes do mundo. A Cultura abre a programação (às 9h) com "Meena", um desenho indiano que retrata a discriminação sofrida pelas meninas em países da Ásia (leia texto ao lado).
Os infantis da emissora como "Cocoricó" e "X-Tudo" trazem convidados especiais. No primeiro, que vai ao ar às 14h30, a turma do Júlio recebe uma nova personagem, a índia Oryba.
No "X-Tudo", a partir das 15h, a dupla Fernanda de Souza e Rafael Meira conversa com os integrantes do grupo Cidade Negra abordando o tema comunicação e criança.
O "Castelo Rá-Tim-Bum" não entra na programação, mas os atores Cynthia Raquel e Luciano Amaral apresentam as atrações ao longo do dia.
O departamento de jornalismo também produziu uma edição especial do "Repórter Eco" -com exibição às 15h30. O programa traz uma reportagem com as crianças de São José dos Pinhais, que conseguiram melhorar suas condições de vida trabalhando com vime.
O "Grandes Momentos do Esporte" -a partir das 13h- aproveita a temática para abordar a importância da educação esportiva no desenvolvimento das crianças.
Às 16h, o personagem Sultão do programa "X-Tudo" comanda um especial ao vivo. Com a participação do público (por telefone, internet e fax), o apresentador discute os direitos da criança.
"Para nós que já dedicamos boa parte de nossa programação ao público infantil, nada mais lógico que entrar no espírito da campanha. Sempre que possível os meios de comunicação devem discutir as questões sociais", diz Beth Carmona, 41, diretora de programação da Cultura.
Nos dois últimos anos, a emissora foi indicada ao Unicef Award pela programação apresentada no data. Em 94, foi selecionada entre as 12 melhores e, no ano passado, ficou entre as três primeiras colocadas -ao lado da TV Ontário, do Canadá, e da Soread 2M, do Marrocos.

Texto Anterior: HBO lança 3 canais em 97
Próximo Texto: Desenho é destaque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.