São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Mercedes vai lançar seu 1º compacto em 97

DA REPORTAGEM LOCAL

A Mercedes-Benz prepara para o ano que vem o lançamento da maior novidade da sua história. Trata-se da nova Classe A, o primeiro modelo compacto da montadora alemã, que sempre produziu carros grandes e de luxo.
A nova série será apresentada na Europa no segundo trimestre de 1997, iniciando suas vendas a partir do último trimestre. Calcula-se que o veículo custará a partir de US$ 20 mil na Alemanha.
Esse veículo começará a ser produzido no Brasil, em 1998, na fábrica que a Mercedes está construindo em Juiz de Fora (MG).
O novo modelo terá apenas 3,60 metros de comprimento, menos que um Uno -que mede 3,65 metros. Entre as inovações tecnológicas da Classe A, está o que a empresa chama de conceito "sanduíche": o câmbio, os eixos, o tanque de combustível são acomodados sob um habitáculo de segurança, que protege os ocupantes.
Em caso de colisão frontal, o motor e o câmbio são projetados para deslizarem para debaixo do habitáculo, evitando que esses componentes invadam o interior.
Para complementar a segurança no interior, o modelo será equipado com duplo airbag (almofadas de ar que inflam em colisões), cintos de segurança com pré-tensionadores (que "puxam" o passageiro contra o banco) e apoios de cabeça para os cinco ocupantes.
A Mercedes está apostando suas fichas na racionalização do espaço interno. Segundo a empresa, a Classe A terá espaço interno semelhante ao do C 180, sedã com tamanho equivalente a um Vectra.
O banco do passageiro da frente pode ser retirado e o traseiro é bipartido, na proporção 1/3 e 2/3.
Na Alemanha, o público terá à disposição quatro tipos de motorização: 82 cavalos (cv) e 102 cv a gasolina e 60 cv e 90 a diesel.
A Classe A será oferecida inicialmente em três versões, que terão como equipamentos de série sistema de freios antitravamento (ABS), direção hidráulica, faróis de neblina, conta-giros, acionamento elétrico dos vidros, dos espelhos e da trava central, além de bloqueio eletrônico do motor.

Texto Anterior: Grife de carro é boa opção de presente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.