São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
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Importado alemão tem câmbio 'dois em um'

JOSÉ CARLOS CHAVES
DA REDAÇÃO

Ao lado do desempenho, o BMW 540i traz como destaque o luxo. Por US$ 141,5 mil, o motorista tem à disposição vários equipamentos que aumentam o conforto. Há acionamento elétrico para o banco, espelhos retrovisores, altura e profundidade do volante e até altura do encosto de cabeça. E tudo isso pode ser registrado em cada uma das três memórias de ajuste.
Na hora de dar a ré, o retrovisor direito inclina-se para mostrar a guia e um sensor sonoro na traseira vai avisando aos poucos a aproximação de algum obstáculo.
O ar-condicionado tem controles diferenciados para motorista e passageiro, permitindo ajustar a temperatura a cada 0,5°C.
Se você acha isso pouco, há ainda o câmbio Steptronic, que uma espécie de "2 em 1", semelhante ao Tiptronic da Audi e Porsche.
Na posição D, o câmbio se comporta como uma automático qualquer. Na posição DS vira um automático mais esportivo. Mas, ao se deslocar a alavanca para a esquerda, o motorista pode selecionar as marchas, como num câmbio mecânico. Basta dar um leve toque para frente (para aumentar as marchas) ou para trás (para reduzi-las). Em caso erro do motorista, o sistema evita a troca da marcha.
Apesar do tamanho (4,78 m, semelhante ao Omega), rodar na cidade é bem fácil. Graças ao motor de respostas rápidas e principalmente à direção macia e precisa, o 540i tem a agilidade de um carro menor, como se fosse um Tempra.
A suspensão enfrenta piso irregular com facilidade, absorvendo bem buracos e lombadas. Em guias rebaixadas, surpreendeu. Não raspou a frente em momento algum.
No banco traseiro, o sedã fica a dever espaço para o terceiro passageiro, que encontra pouco espaço para a cabeça e para as pernas.
(JCC)

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