São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coral inglês faz concerto de Natal

WILLIAM LI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Neste ano, em seu concerto de Natal, a Cultura Inglesa e o British Council apresentam hoje, no Mosteiro de São Bento, o "St. Paul's Cathedral Choir of London", tradicional conjunto vocal inglês, dirigido por John Scott e acompanhado pela harpista Norma Holzer Rodrigues.
O Coral da Catedral de St. Paul's foi criado no século 11 e compõe-se de trinta meninos cantores, oito estagiários e oito vigários. O coral se apresenta na catedral na rotina das missas, nas celebrações festivas e em missas cantadas litúrgicas acompanhadas de orquestra.
Tradição
Por ser um dos corais mais tradicionais da Inglaterra, o St. Paul's Cathedral Choir tomou parte em diversas celebrações nacionais de grande porte, como no jubileu da rainha Elizabeth 2ª e na cerimônia de casamento dos príncipes de Gales.
As "crianças de Paulo" ("Paulo's Children"), como são conhecidas, são selecionadas de todas as partes do Reino Unido e, além de intenso treinamento vocal e musical, ainda desempenham atividades escolares e desportivas normais.
John Scott, nascido em 1956 em Wakefield, conquistou os principais prêmios do Royal College of Organists. Em 1974 começou a estudar órgão em Cambridge.
Após ter vencido várias competições internacionais, como a de Manchester em 1978 e o Concurso Bach de Leipzig em 1984. No ano de 1990, John Scott foi então nomeado diretor de música da St. Paul's Cathedral em 1990.
Canções natalinas
No programa de hoje, constam a "Ceremony of Carols", de Benjamin Britten (1913-1976) e, na segunda parte, uma série de canções natalinas de várias nacionalidades. Britten foi talvez o principal e mais popular compositor inglês deste século.
A "Ceremony of Carols" foi composta em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. A obra foi planejada na forma de uma liturgia curta e consiste em nove cantigas natalinas emolduradas pela antífona "Hodie Christus Natus Est", com o acompanhamento de harpa.
As letras das canções são dos séculos 14 e 16 e o tratamento musical dado pelo compositor Britten reflete admiravelmente seu espírito medieval.
Manifestações
Na segunda parte, teremos 12 peças natalinas de autores que vão desde Sweelinck (1562-1621) até Francia Poulenc (1899-1963).
Essa parte do programa fornece uma mostra de várias manifestações musicais com relação ao Natal, desde a imponência barroca do "O Magnun Mysterium" de Gabrieli até a informalidade do "We Wish You a Merry Christmas's", que encerra o programa, sem dúvida um dos melhores deste Natal.

Concerto: St. Paul's Cathedral Choir of London
Onde: Mosteiro de São Bento (largo de São Bento, s/nº, região central da cidade de São Paulo)
Quando: hoje, às 20h
Quanto: R$ 5

Texto Anterior: Grupo abandona sonoridade pop e voa alto
Próximo Texto: Leilão arrecada para o SOS Criança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.