São Paulo, quarta-feira, 18 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PPB indica nome para CPI

ROGÉRIO GENTILE
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao mesmo tempo em que reduziu a pressão sobre Celso Pitta, aceitando restituir parte de sua liberdade orçamentária, a bancada do PPB indicou ontem o vereador Faria Lima como representante do partido na CPI dos túneis.
A indicação permite ao presidente da Câmara, Brasil Vita, instalar a comissão de inquérito, que visa investigar suposto superfaturamento na construção do complexo Ayrton Senna (túneis sob o parque Ibirapuera, zona sul).
O pedido de CPI foi apresentado no ano passado pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Apesar de contraditórias -a primeira interessa ao governo, a outra não-, as decisões têm um objetivo comum: sinalizar ao eleito que a bancada pode jogar contra o governo ou a favor, dependendo do que conseguir em troca.
Na quinta-feira passada, depois da aprovação da CPI dos túneis e do substitutivo do Orçamento, o prefeito Paulo Maluf se reuniu com os 17 vereadores rebeldes e pediu uma trégua.
Segundo os parlamentares, Maluf disse que iria apoiar emendas dos vereadores para obras em suas regiões. Teria prometido também que as administrações regionais seriam fortalecidas, recebendo mais condições de atuação.
Além disso, o governo não iria interferir no processo de escolha do novo presidente da Câmara, possibilitando que um dos rebeldes disputasse o cargo.
O presidente da Câmara diz que a CPI acaba no final do ano, com a posse da nova legislatura.
Com isso, para que a investigação continuasse, os vereadores teriam que aprovar novamente a criação da CPI. A opinião é contestada por outros vereadores. O PT, por exemplo, ameaça entrar com mandado de segurança na Justiça caso o presidente da Câmara extinga a CPI.
Reunião
Ontem, o secretário de Finanças, José Antonio de Freitas, se reuniu por duas vezes com os vereadores.
À tarde, na Câmara, eles trataram das emendas individuais dos vereadores. "Falamos apenas da parte técnica", disse o secretário.
O vereador José Índio, por exemplo, disse que apresentou uma emenda para obra de alargamento da rua dos Trilhos, na Mooca, sua base eleitoral.
Na segunda-feira, Pitta deve se reunir com os vereadores.
Hoje, às 10h, Pitta e vereadores eleitos serão diplomados.
(RG)

Texto Anterior: Vereadores apresentam 500 emendas
Próximo Texto: Aprovada nova 'constituição da educação'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.