São Paulo, quarta-feira, 18 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fonplata será banco regional do Mercosul

DA ENVIADA ESPECIAL A FORTALEZA

O ministro do Planejamento, Antonio Kandir, anunciou ontem que o Fonplata (fundo de financiamento dos países da bacia do rio da Prata) vai se transformar em banco de fomento para a região do Mercosul e Bolívia.
O novo banco terá a função de criar facilidades de crédito para projetos sociais, de infra-estrutura e de incentivo ao comércio entre os países envolvidos.
Será autônomo e aberto aos aportes de capital de organismos internacionais, como o Banco Mundial e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e de outros países. O acordo foi fechado na noite de segunda-feira.
"Queremos manter critérios rigorosos para a liberalização dos empréstimos para garantir alta credibilidade à instituição", afirmou Kandir.
O acordo prevê a criação de um comitê especial com representantes dos cinco países. Essa comissão terá prazo de quatro meses, a partir de 4 de fevereiro de 1997, para elaborar as regras para a formação do banco, o regulamento e os aportes que cada país deverá fazer.
O Fonplata foi criado na década de 70 pelos mesmos cinco países, mas não chegou a ter uma posição de peso no financiamento de projetos estruturais.
Seus recursos são provenientes dos governos dos países-membros, que contribuem em parcelas iguais. Mas eram destinados preferencialmente a projetos de países mais pobres, Bolívia e Paraguai.

Texto Anterior: Argentina reage a incentivos no NE
Próximo Texto: Tarifas de celulares vão ser reduzidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.