São Paulo, quarta-feira, 18 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bíblia esconde a verdade

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

"Entre Deus e o Pecado" (TNT, 12h) é um filme plantado no interior da chantagem bíblica. É de Elmer Gantry, pastor e charlatão -sobretudo charlatão-, que trata o magnífico filme de Richard Brooks.
Elmer é o sujeito que ameaça com o inferno, ou promete o céu. Com sua lábia, mas também com sua beleza, toca o coração dos fiéis, sem que eles se dêem conta de que ele não passa de um enorme hipócrita.
O filme coloca a questão da imagem em vários aspectos. Existe aquilo que um homem mostra e o que esconde, o que explora e o que escamoteia.
Tudo isso está no rosto de um só homem: Burt Lancaster. Lá está o ator sempre sorridente do início de carreira.
Mas também já se deixa ver o Burt maduro, menos atlético, que o tempo transformou em um dos maiores atores dramáticos do cinema. Aquele de "O Leopardo" (1963), de Visconti, ou de "Atlantic City" (1980), de Louis Malle, entre outros.
Essa dupla face de Burt, o galã e o ator, mostra-se aqui de maneira esplendorosa. É ela que de certo modo orienta o conjunto do filme e que consegue aproximar a angústia e a fé, o humor e a vigarice. Faces de um mundo múltiplo, nunca contido em uma única verdade.
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Roda Viva carioca; Pacotão; Achado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.