São Paulo, quarta-feira, 18 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mundos virtuais vão animar rede em 97

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Internet está ganhando novos recursos para ficar mais simples, mais realista. Eles devem estar disponíveis no ano que vem, junto com uma má notícia: provavelmente haverá mais quebras de comunicação, em função do aumento de tráfego na rede.
"Há um ano, eu escrevi sobre um futuro colapso da rede, mas na realidade são vários colapsos, cada vez mais frequentes, profundos e demorados", diz Robert Metcalfe, inventor da tecnologia de rede Ethernet, fundador da 3Com e atual vice-presidente de tecnologia no International Data Group.
Cabo roído
Segundo ele, o congestionamento, que provoca tanta e tão irritante espera, é apenas um dos problemas que podem derrubar a rede.
Os maiores blecautes foram causados por coisas aparentemente de menor importância, como um roedor que atacou um cabo de força ou uma letra digitada errada em um software importante em um sistema central da Internet.
Especialistas como Metcalfe prevêem mais blecautes no ano que vem, apesar dos esforços das empresas de telecomunicações e dos provedores de Internet para atender à crescente demanda.
Apesar dos pesares, os internautas provavelmente terão muitas novidades no ano que vem, desde gráficos mais avançados até novas formas de comunicação.
Por exemplo, mais sistemas de bate-papo on line usando figuras animadas para representar os conversadores e mais jogos high-tech para vários participantes.
Dúzias de companhias, inclusive a alemã Black Sun Interactive, que recentemente iniciou operações em San Francisco, estão desenvolvendo mundos virtuais baseados na linguagem "VRML".
Essa tecnologia permite que os desenvolvedores de games criem personagens e ambientes tridimensionais, explorando as novas capacidades e o aumento da velocidade dos novos chips.
Também veremos novas comunidades eletrônicas, nas quais as pessoas poderão participar como clientes, compradores ou até investidores via Internet.
Provavelmente, 1997 não será o ano em que o comércio via Internet finalmente se estabelecerá como realidade. Será um período crítico para apresentação das tecnologias que poderão entrar em uso nos anos seguintes.

Texto Anterior: CORREIO ON LINE
Próximo Texto: Cresce a publicidade on line
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.