São Paulo, quarta-feira, 18 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Finanças sólidas; Esclarecimentos; Fraude; Antipatia racial; Federação; Identidade; Pequenice; Dia de festa; Boas festas

Finanças sólidas
"Com relação à reportagem 'Prefeitos do PPB querem se relacionar bem com FHC' (23/11), temos um reparo a fazer.
Ao contrário do que diz o texto, o prefeito eleito de Santos não irá assumir 'uma prefeitura que deve R$ 141 milhões', nem tampouco terá que conseguir melhores prazos 'para pagar ações movidas na Justiça contra a prefeitura'.
A situação econômico-financeira de Santos é sólida e incomparavelmente melhor do que a situação da União e da esmagadora maioria dos Estados e municípios brasileiros. Os compromissos a vencer em 1997 ou nos anos subsequentes comprometem percentual muito pequeno da receita.
Releva observar que os investimentos que geraram esses compromissos destinaram-se a fazer frente à dívida social acumulada ao longo de décadas com a população de nossa cidade."
Sergio Moita, chefe do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santos (Santos, SP)

Resposta do jornalista Lucio Vaz - O valor da dívida foi calculado pelo prefeito eleito de Santos, Beto Mansur (PPB), com base no balancete financeiro da prefeitura relativo ao mês de outubro de 1996, publicado pelo "Diário Oficial" de Santos.

Esclarecimentos
"Com relação ao resultado do teste com o desktop corporativo Deskpro 4.000, publicado em 27/11 na Folha Informática, a Compaq Computer Brasil gostaria de acrescentar alguns esclarecimentos.
O teste constatou que o Deskpro 4.000 possui a melhor performance entre diversos PCs corporativos, contando ainda com diferenciais como o gerenciamento inteligente e recursos de prevenção de falhas, que antes eram exclusivos dos servidores de rede.
Ocorre que afirma-se no final do texto e em título de alto de página que esse é um modelo caro, supondo, dessa forma, uma comparação de preços.
Mas comparação de preço com quais desktops com processador Pentium de 166 MHz de velocidade, 16 MB de memória RAM, disco rígido de 1,6 MB, memória de vídeo de 2 MB, placa Ethernet de 32 bits integrada e monitor de 14 polegadas, se a própria tabela da Folha Informática, publicada na mesma data, traz PCs com configurações semelhantes ou inferiores a preços acima dos R$ 3.210,00 do Deskpro 4.000 da Compaq Computer Brasil?
A própria Compaq oferece aos consumidores brasileiros micros da família Presario com processador Pentium a um preço ainda mais competitivo, mas esses são modelos desenvolvidos especialmente para o mercado Soho e não contam, por isso, com os diferenciais próprios à utilização corporativa, como o gerenciamento inteligente."
Fernando Loureiro, diretor de Assuntos Corporativos da Compaq Computer Brasil (São Paulo, SP)

Resposta de Eduardo Marques e Jorge Luiz da Silva, responsáveis pelo teste com o Deskpro 4.000 - Quando destacamos o alto custo da máquina, nossa intenção foi a de informar o leitor que, apesar de todos os recursos e ótimo desempenho apresentado, há outras opções de máquinas com custo inferior para o mesmo tipo de aplicação.

Fraude
"Mais que qualquer reportagem policial, os noticiários econômicos atuais inspiram profundo terror. A globalização da economia mundial é uma enorme fraude e nós, como sempre, vamos embarcar nessa aventura.
Será que o triste exemplo do México e da Argentina não bastam para se perceber que a jogada dos países ricos é acabar de vez com o Terceiro Mundo? Acorda, Brasil!"
Ricardo Toledo de Oliveira e Souza (São Paulo, SP)

Antipatia racial
"Finalmente aflorou na charge de 28/11 do sr. Glauco aquilo que eu já suspeitava há muito tempo: o grande problema de rejeição ao sr. Paulo Salim Maluf não está no fato dele ter sido um 'carrapicho' nas fardas dos militares da ditadura.
A grande fonte inspiradora dessa rejeição é a antipatia racial à sua origem semita.
Não vejo de outra maneira a expressão 'Aí já é comiga!', inserida no segundo quadro da referida charge quando o sr. Maluf surge entre os srs. FHC e Mandela."
José Carlos Ganem Harfush (Itabuna, BA)

Federação
"O sr. Kennedy Alencar em nada contribui ao achar que transformar o Nordeste em 'Califórnia Brasileira' e construir a rodovia Cuiabá-Santarém são obras megalomaníacas.
O Nordeste comporta várias 'Califórnias' e o custo para transformar essa região é baixíssimo, faltando somente vontade política.
As regiões citadas também são Brasil. Faz-se necessário que entendam que vivemos em uma federação."
Francisco Ferreira Camarço (Fortaleza, CE)

Identidade
"Meu nome é Jones Edson Andrade Soares, tenho 24 anos e sou baiano. Fui trazido a São Paulo por meu pai, Reginaldo Soares, quando tinha 11 anos.
Meu genitor faleceu levando com ele um segredo: o endereço de minha mãe, Dilma Maria Soares Andrade.
Consegui localizar essa senhora que consta nos meus documentos como minha mãe, que é, hoje, uma advogada famosa e de renome. Mas que decepção a minha! Essa senhora, hoje casada, com dois filhos, diz não ser minha mãe.
Afirma ela que seus documentos foram roubados quando eu nasci e alguém registrou-me como filho dela.
Eu me pergunto: quem eu sou? Qual é a minha gênese?
Por esse motivo, estou fazendo um apelo às pessoas que lêem este jornal para que me proponham caminhos a serem seguidos, porque estou perdido, sem referência familiar.
Deixo bem claro, não quero acusar essa senhora; a única coisa que me interessa é saber quem eu sou."
Jones Edson Andrade Soares (São Paulo, SP)

Pequenice
"Os cristãos, hoje, são a segunda maior fatia de religiosos no mundo, só perdendo para os muçulmanos, que são maioria.
Os judeus ficaram na sua pequenice, de sempre se acharem o 'povo escolhido', e não aceitaram a união que Cristo pregou. 'Amai-vos uns aos outros', dizia Cristo, enquanto os judeus diziam 'que outros? Só nós somos o povo de Deus'."
Fernando Al-Egypto (Petrópolis, RJ)

Dia de festa
"Dia 6/12 foi dia de festa na Associação Paulista de Municípios, com a eleição do dr. Celso Giglio para a sua presidência, que com certeza tirará a Associação do marasmo e levará a termo a sua finalidade e ideologia."
Florisvaldo Oliveira de Andrade (Osasco, SP)

Boas festas
A Folha agradece e retribui as mensagens de boas festas que recebeu de: CBPO -Companhia Brasileira de Projetos e Obras; Gradiente (São Paulo, SP); Maria Rosa B. Moraes, da assessoria de imprensa da Caterpillar Brasil Ltda. (Piracicaba, SP); Paulo Marra, assessoria de comunicação da Itaú Seguros; Lucia Paes de Barros, do Caesar Park Hotels & Resorts, e Junia Auler de Faria, do Caesar Park Ipanema; Rogers Makhloof, da Panam e do Hyatt Hotels & Resorts (São Paulo, SP).

Texto Anterior: Criminosos não são heróis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.