São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprovados superam nota de corte

CRISTIANE YAMAZATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Além dos questionários, a Fuvest também analisou a pontuação na primeira fase dos candidatos aprovados.
Resultado: a pontuação média na primeira fase obtida pelos que conseguiram uma vaga é, na maioria das carreiras, 20% em média acima da nota de corte correspondente.
Ou seja, quem passou em publicidade, por exemplo, no vestibular-96 fez, em média, 105,1 pontos. A nota de corte da carreira foi de 88 pontos. Isso quer dizer que os aprovados fizeram 16% acima da nota de corte.
Outro exemplo: os aprovados em medicina fizeram, em média, 115,3 pontos. A nota de corte foi de 97 pontos. Fazendo as contas, 16% acima da nota de corte.
"Isso mostra que para ter chances de passar na segunda fase, isto é, ser aprovado no vestibular, não basta somente atingir a nota de corte", resume Vanin.
Mais um dado revelador da análise dos questionários: embora as escolas particulares aprovem mais alunos, o aproveitamento dos inscritos que vieram de escolas federais é maior.
Enquanto 9,9% dos inscritos que cursaram escola particular foram aprovados, 17,8% dos inscritos que vieram da escola federal conseguiram aprovação.
"A escola federal vem resgatando o ensino público qualificado. Isso é resultado de instalações adequadas, nível qualificado de professores e, sobretudo, salários dignos", afirma Vanin.

Texto Anterior: Perfil é o mesmo há 20 anos
Próximo Texto: Oriente Médio é berço de muitos conflitos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.