São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Cinema catástrofe volta às telas

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Eles estão voltando. 25 anos depois da explosão do gênero com "O Destino do Poseidon", o cinema catástrofe renasce em pelo menos seis produções de Hollywood com estréia prevista para 97.
Explosões, naufrágios e erupções são apenas alguns dos desastres que estarão nas telas, trazendo nomes famosos como Sylvester Stallone, Leonardo DiCaprio e Tommy Lee Jones.
Muda o desastre, mudam os atores, mas o princípio é sempre o mesmo: um bando de sobreviventes tentando escapar de um local fechado, cercado por obstáculos praticamente intransponíveis, onde o fim parece inevitável.
A principal explicação é que os heróis de Hollywood não têm mais vilões contra quem lutar. Há muito foram-se os nazistas, os comunistas e os vietnamitas. Hoje, o perigo vem do espaço -vide "Independence Day"- ou da natureza.
"Nos anos 80, a fórmula era utilizar alguma forma de terrorismo, por dinheiro ou propósitos políticos, como nos 'Duro de Matar'. Hoje, os custos desses filmes subiram e as rendas caíram, o público não responde mais. Essa fórmula chegou à exaustão, então Hollywood vai atrás de uma nova: os filmes catástrofe", disse Rob Cohen, diretor de "Daylight", à Folha por telefone, de Los Angeles.
Outro fator determinante é a expansão dos efeitos especiais, cuja evolução parece não ter limites.
"Daylight", onde um grupo de sobreviventes que fica preso num túnel entre Nova York e Nova Jersey depois que uma explosão fecha as duas saídas, é um bom exemplo.
O ápice do filme é a explosão final do túnel com cenas subaquáticas. Toda a água que envolve os personagens, no entanto, foi adicionada após a filmagem, por computador. "É a primeira vez que se faz isso. Levamos nove meses nesse efeito", afirmou Cohen.
É também graças aos efeitos especiais que "Titanic", dirigido por James Cameron, deve ganhar o título de o mais caro filme já produzido por Hollywood.
São US$ 110 milhões para mostrar o naufrágio mais famoso da história contado em flashback por uma sobrevivente de quase 100 anos e uma expedição que busca os destroços do navio afundado.
Vulcões em erupção são o tema de outros dois filmes: "O Vulcão de Dante", com o ex-007 Pierce Brosnan, e "Volcano", protagonizado por Tomy Lee Jones.
Dentro do espectro de temas dos anos 70, 1997 vai ver ainda um filme sobre aviões, "Turbulence", e outro ("Deep Impact") que mostra os estragos provocados por um meteoro, tal qual o filme de 79.

LEIA MAIS sobre os filmes catástrofe à pág. 5

Próximo Texto: Irwin Allen foi 'mestre do desastre' nos 70
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.