São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Masp mostra MPB versão instrumental

Núcleo comemora projeto

ANA CRISTINA PESSINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Formado em outubro deste ano por Benjamim Taubkin, Teco Cardoso, Mané Silveira e Toninho Ferraguti, o Núcleo Contemporânea de Música realiza espetáculo de MPB instrumental hoje, no Grande Auditório do Masp.
Segundo Taubkin, ao contrário do que costuma acontecer na maioria dos shows de música instrumental, todas as interpretações serão bastante enxutas, não cabendo improvisações de meia hora que, em vez de mostrar virtuosismo musical, acabam "chateando a platéia".
Nem o tempo total de duas horas, com apresentações individuais de 20 minutos, permitiria isso.
A abertura do show será feita pelo pianista Benjamim Taubkin, que mostra "Improviso 1", inspirada num quadro de Mônica Nador, e "Papo de Anjo".
Acompanhado por Jetter Giroti (piano) e Guello (percussão), Mané Silveira (sax) faz uma prévia de seu próximo CD, "Bonsai Machine", a ser lançado em fevereiro de 97, com "Chorinho para Lui" e "Meu Querido Borzolino".
O flautista e saxofonista Teco Cardoso, com Silvinho Mazzuca Júnior (baixo) e Ac Dal Farra (bateria), também antecipa seu novo trabalho, "Meu Brasil", que contou com a participação da cantora Joyce.
O último deles, Toninho Ferraguti, toca composições próprias em seu acordeão, ao lado do saxofonista Roberto Sion.
Para o final, os quatro músicos principais e suas bandas voltam ao palco para uma "jam session" na qual interpretam "Pena que a Vovó não Está Aqui", de Benjamim Taubkin, além de um improviso em cima da canção "Giants Steps", de John Coltrane.
Projeto O nome dado à união dos quatro conceituados músicos, no entanto, vai além de apresentações ao vivo.
"O Núcleo Contemporâneo de Música engloba também uma gravadora e uma produtora que lançará discos de músicos criativos que tenham o mesmo objetivo profissional que o nosso, de trabalhar com outras artes e compartilhar interesses culturais mútuos", explica Benjamim.
"O show de hoje é a comemoração dessa idéia."
Show: Núcleo Contemporâneo de Música
Quando: hoje, das 20h às 22h
Onde: Grande Auditório do Museu de Arte de São Paulo, Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 251-5644)
Quanto: R$ 10 e R$ 5

Texto Anterior: Dicas de tio Dave para sobreviver ao Natal
Próximo Texto: 'Neurônios Alucinados' se rebela no Retrô
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.