São Paulo, sexta-feira, 20 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descanse o máximo no dia da São Silvestre

WANDERLEY DE OLIVEIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Para participar com segurança dos 15 km da corrida de São Silvestre é só tomar alguns cuidados especiais.
O principal no dia é descansar ao máximo. Alimentar-se conforme os hábitos pessoais, evitando alimentos gordurosos, frituras e bebidas alcoólicas. Prefira alimentos leves e saudáveis, de fácil digestão.
O ideal é fazer uma suplementação de alimentos energéticos, tipo os carboidratos (massas em geral, arroz e batata), saladas cruas sem muito tempero, frutas (banana, maçã, pêssego) e, principalmente, beber muito líquido.
Como nesta época do ano é muito quente, o ideal no dia de prova é usar roupas leves e claras, para evitar a irradiação solar. Principalmente as mulheres, por largarem mais cedo, devem redobrar os cuidados. É até bom correr de boné ou viseira (também de cor clara e de material fino). Prefira camisetas regatas flexíveis e vazadas (que facilitem a transpiração e a troca de oxigenação com o meio externo).
Quanto ao tênis, evite usar qualquer material novo, pois poderá ocorrer atrito e provocar as desconfortáveis bolhas. O mesmo cuidado vale para as meias (prefira as finas, pré-amaciadas e flexíveis).
Use tênis bem acolchoado, com boa proteção na região do calcanhar -para absorver o impacto da corrida-, bem flexível e ligeiramente folgado.
No dia da corrida, ao levantar-se, verifique a roupa que irá usar, o tênis e o número (já colocado na camiseta de competição). Conselhos: leve um agasalho -caso faça frio-, uma capa de chuva, camiseta seca, toalha, garrafa de água e frutas para após a corrida.
Procure chegar no mínimo uma hora antes da largada, para qualquer eventualidade. Inicie os alongamentos 30 minutos antes da largada e na sombra. Continue a beber água até momentos antes de iniciar o trote de aquecimento (corrida suave para oxigenar e preparar os músculos e o sistema cardiovascular para o esforço). Posicione-se no local de largada de acordo com o seu atual nível técnico.
Seja calmo (a) ao soar o sinal de largada. Inicie sua corrida controlando o seu ritmo. Deixe os mais apressados lhe ultrapassarem e lembre-se de seu objetivo, que é terminar bem o difícil percurso de 15 km, de muitos aclives e declives.
O trecho inicial da corrida de São Silvestre merece atenção e cuidado, por ser 3.000 m em descida e devido ao fato de os participantes estarem descansados. É comum iniciarem num ritmo muito forte (acima do estipulado e para o qual se prepararam), podendo ocasionar, mais adiante, alguns probleminhas, como a famosa "dor do lado".
Caso isso ocorra, diminua o ritmo, respire pausadamente e reinicie mais controlado.
Beba água em todos os postos de abastecimentos, mesmo que não sinta sede. Caso sobre água no copo, refresque seu corpo, jogando o líquido na cabeça e nuca.
Ao entrar na av. Paulista comece a comemorar por ter vencido o desafio. Caminhe até o final do funil, dirija-se a um local de menor concentração de pessoas para se refrescar, faça alguns alongamentos e continue a beber muita água para se reidratar.

Texto Anterior: REPERCUSSÃO
Próximo Texto: Golpe baixo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.